Loja vazia não é um bom sinal e acaba se tornando um motivo de preocupação para muitos empresários. E não é à toa, afinal, a baixa no movimento pode repercutir negativamente no fluxo de vendas e nos lucros do negócio.
Mas como contornar esse tipo de situação? O que fazer quando a loja está vazia? Essa é uma questão que deve ser analisada mais a fundo, principalmente quando isso se torna recorrente.
Em primeiro lugar, quando o sinal de alerta aparece é preciso enfrentar o problema de frente e entender o que está acontecendo. Só assim será possível pensar em soluções que possam reverter esse quadro.
O que fazer quando a loja está vazia? Confira algumas dicas valiosas!
Reavalie a localização e a acessibilidade
Como dissemos, loja vazia é um pesadelo para qualquer lojista. E nesse ponto a primeira coisa a ser considerada é a localização e o acesso ao seu estabelecimento. Você acha que o endereço da sua loja é o ideal?
Veja bem:
- Há movimento nas ruas e grande circulação de pessoas?
- Tem estacionamento nos arredores?
- O consumidor tem acesso fácil a pontos de ônibus, estações de trem ou metrô?
- Existem outras lojas e comércios diversos no local?
Saiba que esses fatores contribuem e muito para atrair clientes e solucionar o problema que você tem atualmente. Se você não está contente, chegou a hora de procurar um Ponto de Venda que se encaixe melhor no perfil da sua loja.
Repense a decoração do espaço
Ter excelentes produtos e prestar um bom atendimento contribui bastante para chamar a atenção do público, mas isso já não é o suficiente. Os consumidores atuais estão muito ligados na estética e visual das lojas que frequentam.
Será que a sua loja não está deixando a desejar com uma decoração sem graça e pouco atrativa?
Reflita:
- Você troca com frequência os produtos e elementos decorativos da vitrine?
- Destaca as promoções por meio de cartazes e outros recursos?
- Muda a posição de manequins e araras no espaço interno da loja?
- A pintura está em dia e a iluminação é adequada?
- Quantas vezes por semana a loja é higienizada?
Ter a loja vazia pode também estar relacionado ao comodismo, ausência de cuidado com os pequenos detalhes ou a falta de ideias para criar um ambiente sedutor, acolhedor e moderno. Então, não ignore esse fato!
Trabalhe intensamente na divulgação da sua loja
Se divulgar a loja já é importante em tempos de alta no movimento, imagine quando o lojista se depara com a loja vazia, não é mesmo? Esse é o momento ideal para intensificar ainda mais a divulgação da sua marca e se destacar no mercado.
O que você tem feito em relação a isso? Vamos lá:
- Você promove seus produtos através de diversos canais de comunicação?
- A sua loja está presente nas redes sociais de forma ativa?
- Há investimento em anúncios pagos?
- O serviço de SAC é eficiente?
- Você publica conteúdos relevantes para estabelecer uma conexão consistente com o seu público-alvo?
- A interação nas mídias é diária ou esporádica?
Não tem como negar, o poder das redes sociais é imbatível. E se você não souber estabelecer uma conexão direta com os usuários, a tendência é que eles esqueçam que a sua loja existe. E qual é o resultado? Loja vazia.
Foque em planejamento
Em alguns meses do ano é comum o movimento cair. Se você sabe (por exemplo), que depois das festas de fim de ano e liquidações de janeiro, o consumidor vai segurar mais o bolso, se planeje para não ser surpreendido.
Faça um reserva de recursos para arcar com as despesas desse período, programe ofertas exclusivas para as redes sociais, desperte a curiosidade a respeito das próximas coleções, etc. Só não fique parado esperando a crise passar!
Há diversas formas de evitar que a sua loja fique vazia. Além de tudo que falamos aqui, existem outras estratégias que você pode adotar. Fique por aqui e leia outros artigos interessantes em nosso blog!