O que fazer quando a loja está vazia

O que fazer quando a loja está vazia

Loja vazia não é um bom sinal e acaba se tornando um motivo de preocupação para muitos empresários. E não é à toa, afinal, a baixa no movimento pode repercutir negativamente no fluxo de vendas e nos lucros do negócio.

Mas como contornar esse tipo de situação? O que fazer quando a loja está vazia? Essa é uma questão que deve ser analisada mais a fundo, principalmente quando isso se torna recorrente.

Em primeiro lugar, quando o sinal de alerta aparece é preciso enfrentar o problema de frente e entender o que está acontecendo. Só assim será possível pensar em soluções que possam reverter esse quadro.

O que fazer quando a loja está vazia? Confira algumas dicas valiosas!

Reavalie a localização e a acessibilidade

Como dissemos, loja vazia é um pesadelo para qualquer lojista. E nesse ponto a primeira coisa a ser considerada é a localização e o acesso ao seu estabelecimento. Você acha que o endereço da sua loja é o ideal?

Veja bem:

  • Há movimento nas ruas e grande circulação de pessoas?
  • Tem estacionamento nos arredores?
  • O consumidor tem acesso fácil a pontos de ônibus, estações de trem ou metrô?
  • Existem outras lojas e comércios diversos no local?

Saiba que esses fatores contribuem e muito para atrair clientes e solucionar o problema que você tem atualmente. Se você não está contente, chegou a hora de procurar um Ponto de Venda que se encaixe melhor no perfil da sua loja.

Repense a decoração do espaço

Ter excelentes produtos e prestar um bom atendimento contribui bastante para chamar a atenção do público, mas isso já não é o suficiente. Os consumidores atuais estão muito ligados na estética e visual das lojas que frequentam.

Será que a sua loja não está deixando a desejar com uma decoração sem graça e pouco atrativa?

Reflita:

  • Você troca com frequência os produtos e elementos decorativos da vitrine?
  • Destaca as promoções por meio de cartazes e outros recursos?
  • Muda a posição de manequins e araras no espaço interno da loja?
  • A pintura está em dia e a iluminação é adequada?
  • Quantas vezes por semana a loja é higienizada?

Ter a loja vazia pode também estar relacionado ao comodismo, ausência de cuidado com os pequenos detalhes ou a falta de ideias para criar um ambiente sedutor, acolhedor e moderno. Então, não ignore esse fato!

Trabalhe intensamente na divulgação da sua loja

Se divulgar a loja já é importante em tempos de alta no movimento, imagine quando o lojista se depara com a loja vazia, não é mesmo? Esse é o momento ideal para intensificar ainda mais a divulgação da sua marca e se destacar no mercado.

O que você tem feito em relação a isso? Vamos lá:

  • Você promove seus produtos através de diversos canais de comunicação?
  • A sua loja está presente nas redes sociais de forma ativa?
  • Há investimento em anúncios pagos?
  • O serviço de SAC é eficiente?
  • Você publica conteúdos relevantes para estabelecer uma conexão consistente com o seu público-alvo?
  • A interação nas mídias é diária ou esporádica?

Não tem como negar, o poder das redes sociais é imbatível. E se você não souber estabelecer uma conexão direta com os usuários, a tendência é que eles esqueçam que a sua loja existe. E qual é o resultado? Loja vazia.

Foque em planejamento

Em alguns meses do ano é comum o movimento cair. Se você sabe (por exemplo), que depois das festas de fim de ano e liquidações de janeiro, o consumidor vai segurar mais o bolso, se planeje para não ser surpreendido.

Faça um reserva de recursos para arcar com as despesas desse período, programe ofertas exclusivas para as redes sociais, desperte a curiosidade a respeito das próximas coleções, etc. Só não fique parado esperando a crise passar!

Há diversas formas de evitar que a sua loja fique vazia. Além de tudo que falamos aqui, existem outras estratégias que você pode adotar. Fique por aqui e leia outros artigos interessantes em nosso blog!

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