5 dicas simples para se preparar para as datas comemorativas

5 dicas simples para se preparar para as datas comemorativas

Sabemos que o varejo e todos os segmentos que o compõe tem seu fluxo orgânico de vendas, não é mesmo? E nas datas comemorativas esse volume aumenta consideravelmente.

Diante desse cenário, especialmente frente ao crescimento do e-commerce no Brasil, é preciso se preparar para períodos especiais e melhor atender os consumidores. Veja 5 dicas simples!

1 – Mapeie as datas comemorativas e identifique os impactos positivos delas no seu segmento e na sua loja em particular. A partir de dados anteriores, faça uma previsão de aumento nas vendas para conseguir suprir as demandas extras.

 2 – Analise o histórico dos períodos de maior volume de vendas, rentabilidade e lucros para investir maiores esforços nas mesmas. Por exemplo, Dia das Mães e o Natal costumam ser as datas mais movimentadas em todo o varejo.

3 – Planejar é, sem dúvida alguma, o melhor negócio! Com antecedência, procure definir a forma de seu comunicar, os descontos que serão aplicados e estratégicas específicas para as datas comemorativas. Faça tudo para que as expectativas dos clientes sejam atendidas, sem que ocorram reclamações.

4 – Não tente enganar os consumidores. Ofereça facilidades e descontos reais. Muitos deles realizam pesquisas pelo menos um mês antes das datas especiais para observar e comparar os preços. E, claro, estão cada vez mais atentos a propagandas enganosas e práticas abusivas.

5 – Por fim, esteja pronto para solucionar rapidamente os problemas que podem surgir com a proximidade das datas comemorativas, principalmente para não gerar impactos negativos na experiência de seus clientes e resultados das vendas.

Essas dicas simples tem potencial para fazer a sua loja ser bem-sucedida em períodos especiais para o varejo. Faça um excelente planejamento e pequenos ajustes sempre que necessário.

Deixe um comentário com a sua opinião e sua experiência sobre esse tema. Você já utiliza alguma dessas dicas? Gostou do conteúdo?

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.