O controle de estoque para lojas de roupa é uma etapa que não deve ser ignorada pelos lojistas que atuam no ramo.
Afinal, é a partir da organização de setor que se tem noção da quantidade de peças que estão paradas e daquelas com maior possibilidade de saída.
E não é só isso: com um controle de estoque eficiente é possível facilitar o processo de vendas e garantir maior rentabilidade para o negócio.
Por esse motivo, dicas de controle de estoque para lojas de roupa ganharão destaque no artigo de hoje.
Você não pode perder!
Por que controlar o estoque da sua loja?
Veja os motivos mais importantes:
- Com a organização do espaço destinado ao armazenamento de produtos, você pode evitar os mesmos sejam danificados ou extraviados;
- Manter o estoque abastecido (no nível apropriado) pode reduzir consideravelmente seus custos;
- O controle de estoque ainda permite que seus funcionários encontrem facilmente as mercadorias, diminuído o tempo de espera e o número de desistências.
Anote mais algumas dicas de controle de estoque para loja de roupa:
- Faça o levantamento do volume total de produtos que você tem em estoque através de códigos de barras;
- Se possível, utilize sistemas informatizados para otimizar as operações e aumentar o nível de produtividade de seus funcionários!
- Busque um software de gestão que atenda a seu modelo de negócio. Estude, pesquise e busque referências de lojistas mais experientes;
- Defina as categorias de produtos estocados: tipo de fornecedor, modelos, características e especificações de cada peça;
- Estabeleça datas e horários de entrega para cada fornecedor. O ideal é que não coincidam para não atrapalhar as operações da sua loja!
- Tome nota da quantidade de mercadorias que você tem disponível. Isso servirá de base para você realizar novos pedidos e pausar alguns, caso seja necessário!
- Tenha um inventário e busque atualizá-lo semanalmente. Mantenha seus funcionários informados e focados em tirar das prateleiras produtos encalhados;
- Conte com profissionais especializados e comprometidos. Selecione pessoas competentes, que tenham habilidades para gerir com eficiência esse setor.
Compartilhamos aqui algumas dicas de controle de estoque para lojas de roupa como uma forma de orientar quem deseja intensificar o ritmo das vendas e evitar prejuízos para o negócio.
Você já adota essas práticas em seu estabelecimento? Elas têm trazido bons resultados?
Conte para gente, deixe aqui o seu comentário!