Atendimento online: 5 ferramentas para atender o cliente

Atendimento online: 5 ferramentas para atender o cliente

O atendimento online se mostrou essencial para as empresas. Além de facilitar a rotina do cliente, que pode se comunicar remotamente, reduz os custos para a empresa, torna o processo mais ágil e até melhora o relacionamento com o público.

Para isso, contar com algumas ferramentas é essencial. Neste artigo, reunimos 5 ferramentas de atendimento online para te ajudar com a tarefa de oferecer um serviço melhor para o seu público. Acompanhe o conteúdo e veja quais são!

5 ferramentas de atendimento online para sua loja

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O atendimento online permite que você consiga conversar com o cliente que está em qualquer lugar do país. Assim, a sua empresa não fica limitada a vender apenas em um território. Utilizar ferramentas de atendimento online pode te ajudar a melhorar o relacionamento e atrair um público maior. Veja alguns recursos que você pode usar!

WhatsApp

Certamente, um dos recursos de atendimento online mais utilizados pelas empresas. O WhatsApp tem a vantagem de ser um recurso que muitas pessoas já utilizam. Isso facilita a interação com o cliente, pois ele não precisa baixar o aplicativo ou usar outro canal. O recurso já está em seu celular.

Sempre que chegar novidades na loja, você pode criar listas de transmissão com os seus contatos, informando sobre as novas peças. Além disso, o canal é disponibilizado para o cliente enviar dúvidas, solicitar trocas etc. 

Facebook

O Facebook é muito utilizado como um canal de relacionamento, onde é possível falar da marca, suas ações, produtos etc. Deve ser alimentado com conteúdo para que o cliente interaja, isso vai fazer com que a plataforma entregue suas publicações para os seguidores, aumentando seu alcance.

Mas a ferramenta também pode ser usada como um canal de atendimento online. O cliente pode enviar mensagens, tirar dúvidas e pedir solução para suas demandas. Nesse sentido, o chat funciona de forma passiva, a empresa recebe as solicitações, mas não começar o contato. 

Telegram

O Telegram é um aplicativo semelhante ao WhatsApp, mas com alguns recursos que diferenciam, como os grupos e os chats privados. Além disso, os recursos de segurança do Telegram são melhores do que os do WhatsApp – um fator importante para as empresas.

O principal empecilho da ferramenta é o fato de não ser muito popular. Antes de criar um sistema de atendimento por meio desse recurso, faça uma pesquisa com os seus clientes e verifique quais são os canais que eles mais utilizam e preferem. 

Instagram

O Instagram é uma ótima ferramenta de vendas para o varejo. A plataforma permite integração com o site, facilitando o processo de compra do cliente, conta com recursos de inclusão de preços nas imagens e outras facilidades que ajudam a otimizar suas vendas.

Isso sem falar na interação que a solução oferece. As pessoas interagem muito nos comentários e por mensagens inbox. As informações sobre a interação podem ser usadas por sua loja para desenvolver novas estratégias de vendas 

Chatbot

O chatbot é um recurso que pode ser usado no site da sua empresa, no WhatsApp ou Facebook. É um sistema automatizado que responde para o usuário com base em uma configuração feita pela própria empresa.

A empresa levanta as principais dúvidas dos clientes e configura o sistema para respondê-las sempre que forem enviadas no chat. Essa solução diminui o volume de atendimento em seu chat, pois os clientes são atendidos rapidamente. A solução fica disponível durante todos os dias e a qualquer momento. 

Muitas empresas veem as redes sociais apenas como ambientes de divulgação e não aproveitam o potencial que oferecem para o atendimento. Por isso, acabam perdendo vendas. Para combinar o uso dessas soluções, é fundamental contar com uma solução de integração. 

Esse tipo de recurso permite que você utilize um único ambiente para gerenciar todas as mensagens da sua empresa. Tem alguma ferramenta dessa lista que você não usa ou alguma que você usa e te ajuda bastante? Comente aqui embaixo e compartilhe essa solução com nossos leitores. 

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