O comércio varejista segue em franco crescimento

O comércio varejista segue em franco crescimento

A Empresômetro, empresa especializada em inteligência de mercado nacional, revelou que o Brasil possui atualmente 4,8 milhões de negócios no setor varejista.

Os números trazem um crescimento considerável nos últimos anos. Mesmo passando por períodos difíceis, o varejo conseguiu se manter aquecido. Boa parte desse mérito se deve a inclusão de novos canais de vendas e relacionamento com os consumidores.

Em 2014 foram abertos mais de 200 mil estabelecimentos no ramo varejista no país e em 2015 esse número subiu para 300 mil. Em 2016 e 2017 os números ultrapassaram a faixa de 400 mil.

Já no ano passado, foi verificado um crescimento ainda maior: 400 mil empresas foram abertas no período. No primeiro semestre de 2019 tivemos um grande marco na história do varejo, mas de 500 mil negócios surgiram em território nacional.

A região Sudeste, como já era de se esperar, detém grande parte das empresas varejistas do Brasil, mais precisamente 2,2 milhões do total registrado. Em segundo lugar vem a região Nordeste com 1,1 milhão.

No Sul temos cerca de 800 mil empresas novas, no Centro-Oeste são mais de 400 mil e no Norte aproximadamente 300 mil negócios que estão em plena atividade. Quais são as expectativas para os próximos anos? As melhores possíveis!

Em quais segmentos os brasileiros têm investido mais?

A partir das informações levantadas pelo Empresômetro, o varejo de moda tem se destacado nos últimos anos, tendo a maior parte de empresas situadas em território nacional, com mais de 1,04 milhões de negócios, ocupando o 1º lugar no ranking.

Logo em seguida vem o comércio de artigos em geral, com a predominância de produtos alimentícios. Os números contabilizados chegaram a 489 mil. Em 3º lugar temos o setor de bebidas com 224 mil negócios ativos no país.

O comércio varejista de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal ocupa o 4º lugar na lista com mais de 200 mil negócios espalhados pelo Brasil. Na 5ª posição temos a categoria de produtos variados incluídos no mesmo CNAE: quadros, artigos religiosos, insumos agrícolas, entre tantos outros.

Quem está empreendendo no comércio varejista no Brasil?

O estudo realizado pela Empresômetro também revelou que grande parte dos negócios que estão sendo abertos no pais são liderados pelos Microempreendedores Individuais, principalmente os que trabalham no setor de vestuário. São cerca de 702 mil atuantes neste segmento.

Quer saber mais sobre o franco crescimento do varejo no Brasil? O Empresômetro criou um e-book gratuito contendo todas as informações relevantes sobre o cenário do mercado nos últimos cinco anos. Clique aqui para conferir o e-Book “O comércio varejista em números”. Aproveite a leitura!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.