Vitrine vendedora: 3 dicas para atrair o cliente para sua loja

Vitrine vendedora: 3 dicas para atrair o cliente para sua loja

A vitrine é o ponto alto de uma loja. Afinal, é o que chama a atenção dos consumidores, que desperta interesse, curiosidade e o desejo de compra.

Investir numa vitrine vendedora é uma excelente estratégia para quem deseja atrair mais clientes para loja. No entanto, é importante saber utilizar os recursos certos, iluminação, efeitos, cores e mexer com as emoções do público.

vitrine-vendedora

Sim, as cores e a iluminação aguçam sentimentos e trazem boas sensações. Tudo vai depender do que for empregado no local. O bom é achar um equilíbrio para apresentar uma vitrine bonita e funcional.

Como criar uma vitrine vendedora para sua loja

Crie um bom projeto de iluminação

vitrine-vendedora

Um dos maiores segredos para se ter uma vitrine vendedora é saber aproveitar ao máximo os recursos de iluminação no espaço. Isso porque quando se utiliza corretamente as luzes é possível aguçar os sentidos dos consumidores.

O melhor é que nesse caso não existem regras definidas. Você pode misturar vários tipos de lâmpadas para compor a vitrine da sua loja e deixá-la mais envolvente e agradável aos olhos.

Veja os tipos de lâmpadas mais utilizadas em vitrines:

  • Lâmpada de LED: ideal para ser instalada próxima aos produtos na vitrine, esse tipo de lâmpada é considerada uma das mais econômicas do mercado e ainda possui um tempo de vida superior em relação a outros modelos. Ela costuma criar um clima moderno e sofisticado no espaço e pode ser usada como iluminação indireta.
  • Lâmpadas fluorescentes: embora não chame tanto a atenção do público por ser uniforme e apresentar uma temperatura mais baixa, esse modelo de lâmpada é muito importante para minimizar ou eliminar o reflexo dos vidros na vitrine, algo que atrapalha e muito a visualização dos itens ali expostos.
  • Lâmpadas refletoras: para criar uma atmosfera tranquila, aconchegante e esquentar o espaço, elas são as mais indicadas. A depender do modelo, podem produzir fachos de luz fechados ou dirigidos.
  • Lâmpadas halógenas incandescentes: Se você quiser realçar as cores dos produtos na vitrine da sua loja, experimente utilizar esse tipo de lâmpada. Além de apresentar uma aparência natural, a lâmpada halógena incandescente confere um toque de vida ao ambiente e deixa as cores muito mais brilhantes. Ela é mais cara que as outras, mas dura cerca de mil horas.

Aproveite os efeitos das luzes no espaço

vitrine-vendedora

Os efeitos de iluminação são uma espécie de imã que atrai o olhar de quem passa em frente à vitrine de uma loja. Portanto, não basta escolher um modelo de lâmpada x se você não souber direcioná-la apropriadamente, certo? Então conheça agora o que é possível ser feito, quais são os efeitos que trazem os melhores resultados.

  • Luz direta – direciona a iluminação em pontos estratégicos e é amplamente usada no varejo para destacar os itens exibidos na vitrine.
  • Luz indireta – proporciona um efeito mais amplo e aberto, mas desperta uma sensação de maior intimidade.
  • Luz geral – aumenta a visibilidade ao ser usada de forma indireta. Lâmpadas fluorescentes com lâmpadas halógenas formam uma excelente combinação!
  • Luz perimetral – oferece um ar mais refinado a vitrine de uma loja e é perfeita para destacar cartazes e painéis de ofertas.

Faça uma boa composição de cores

04-vitrine-vendedora

Para criar uma vitrine vendedora e altamente atraente é essencial usar as cores adequadas e fazer composições harmoniosas. A combinação deve ser equilibrada e se conectar com a mensagem que se deseja transmitir aos consumidores. Nada muito exagerado e extravagante.

Veja algumas propostas baseadas no círculo cromático que podem ajudar a atrair clientes para sua loja:

  • Combinação contrastante – você pode associar uma cor de destaque a tonalidades opostas a ela e criar um efeito dinâmico na vitrine.
  • Combinação análoga – você pode misturar cores que se encontram próximas a cor predominante para trazer suavidade ao espaço
  • Composição triádica – você pode eleger uma cor de destaque e usar outros dois tons diferentes nos pequenos detalhes. Assim, terá um efeito dinâmico e ao mesmo tempo suave.

Com uma vitrine bem elaborada, não tenha dúvida, o desempenho da sua loja vai ser muito melhor. Aproveite as dicas e ofereça uma estética mais atraente para seus clientes!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.