Conheça o sistema de grades e como ele pode ajudar no gerenciamento de produtos

Conheça o sistema de grades e como ele pode ajudar no gerenciamento de produtos

A boa gestão de uma loja de roupas é essencial para organizar o trabalho do lojista e evitar prejuízos, concorda? Inclusive, já falamos aqui no blog da importância de fazer um controle e reposição de estoque eficientes, entre outros assuntos relevantes.

Mas hoje vamos nos aprofundar em outro conceito bastante difundido no segmento de moda: o sistema de grades. Veja abaixo o que é e como ele pode te ajudar de forma certeira a gerenciar seus produtos!

O que é o sistema de grades?

O sistema de grades é um método usado para agrupar e categorizar produtos dentro de uma tabela ou matriz. O termo grades remete a forma de organizar tais produtos, por meio de linhas e colunas.

O principal critério de agrupamento nas grades é juntar peças de acordo com categorias especificas. Dessa maneira, o lojista consegue comprar e organizar os itens com maior praticidade e eficiência.

Geralmente os atacadistas de moda disponibilizam grades para que os lojistas possam adquirir as mesmas peças de roupa com variações possíveis de quantidade, cor e/ou tamanho.

Uma dessas grades oferece uma unidade de peça em cada tamanho. Por exemplo: ao comprar calça jeans feminina no modelo X, pode-se levar 36, 38, 40 e assim por diante. Nesse modelo de grades, a compra cobre todas as numerações disponíveis e oferece variedade para o consumidor final no varejo.

O segundo modelo mais usado é o sistema de grades inteligente. Nesse caso, ao invés de conter uma peça de roupa de cada tamanho disponível, o lojista adquiri uma quantidade maior dos tamanhos mais procurados no mercado.

Em um exemplo prático, uma grade de camisas masculinas virá com mais peças no tamanho M e G (os mais vendidos), do que camisas masculinas no tamanho P e GG (cuja saída é menor).

Há ainda a possibilidade de se beneficiar pelas duas modalidades de sistema de grades, a depender da forma de trabalho, critérios e flexibilidade dos atacadistas/fornecedores de moda.

Vantagens do sistema de grades

1 – Facilidade na hora de comprar as peças de roupa, quantidade otimizada e variedade de produtos. Assim, o lojista pode escolher o sistema de grades que tem mais opções de tamanho, aqueles que mais vendem ou, se preferir ou puder, as duas grades ao mesmo tempo;

2 – O sistema de grades ajuda muito no gerenciamento e controle de estoque de lojas varejistas, além de evitar erros e possíveis prejuízos, facilitando o cadastro e acompanhamento das entradas e saídas de cada item adquirido com o fornecedor/atacadista;

3 – Quem faz uma boa gestão de estoque, também deve gerar relatórios periódicos, não é mesmo? Por isso, com o sistema de grades, a análise de dados acaba sendo mais prática e detalhista, ajudando a definir rapidamente quais produtos apostar imediatamente e quais devem ser colocados em queima de estoque, por exemplo;

4 – O sistema de grades também colabora bastante na otimização do tempo dos profissionais envolvidos, na produtividade, acesso as informações de vendas e cruzamento de dados, gerando resultados e relatórios mais precisos, com mais agilidade e eficiência.

Agora que você já sabe como o sistema de grades pode facilitar o seu trabalho no dia a dia e o gerenciamento de produtos da sua loja, que tal dar uma passadinha no Brás para conhecer os melhores fornecedores de moda do Brasil?

Chegou a hora de estabelecer parcerias de sucesso e vender muito mais!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.