Como calcular a comissão de vendas dos funcionários de uma loja de roupas

Como calcular a comissão de vendas dos funcionários de uma loja de roupas

Você sabe como calcular a comissão de vendas dos funcionários da sua loja de roupas? Conhece a melhor forma de melhorar o desempenho da sua equipe através do incentivo?

Se você ainda fica meio perdido ou é novo no ramo, nada melhor do que ficar por dentro desse assunto.

Por isso, selecionamos as melhores formas de comissionamento para loja e como cada uma delas deve ser aplicada!

Comissão por venda

Esse sem dúvida é o modelo de comissão mais adotado pelos lojistas que atuam com moda: a comissão por venda realizada.

Nesse modelo é determinado um percentual (valor fixo) que pode ser repassado para o vendedor diariamente ou adicionado no ato do recebimento do seu salário mensal.

Essa forma de comissão é muito fácil de ser executada e facilita muito o controle financeiro por parte do lojista (por não apresentar variação).

Comissão por faturamento

Aqui é muito simples de entender: a comissão é oferecida ao funcionário com base no faturamento obtido no mês anterior (sem a dedução dos custos da loja)

Por exemplo: se a sua loja teve um faturamento equivalente a R$25.000,00 e a comissão estipulada do vendedor é de 0,5%, ele receberá R$125,00.

Para estimular seus colaboradores a fechar boas vendas você pode definir o valor do faturamento que deve ser alcançado para que o benefício seja disponibilizado.

Comissão por margem de lucro

Como o próprio nome já diz, a comissão por margem de lucro é calculada sobre o lucro gerado pelas vendas em determinado período, podendo ser mensal, trimestral, anual…

Entende-se como lucro o valor que sobra quando se faz todos os abatimentos das despesas sobre o valor total do faturamento da loja.

Assim é possível estipular um percentual que se ajuste a realidade do negócio e que não interfira negativamente na sua saúde financeira.

Comissão de acordo com o produto e demais critérios

Outra forma muito comum de calcular a comissão de vendas dos funcionários é de acordo com o produto vendido. Já ouviu falar?

Nesse modelo você pode atribuir diferentes percentuais que tenham relação com a marca, o tipo de roupa e forma de pagamento (se for à vista ou a prazo, por exemplo).

Para ficar mais claro: você pode oferecer a comissão de 2% sobre o valor da venda de shorts jeans e 3% para vendas de vestidos.

Ou ainda, 2% sobre as vendas parceladas no cartão e 3% por pagamentos feitos a vista, no débito ou em dinheiro.

Não tem erro: sabendo calcular a comissão de vendas dos funcionários de sua loja de roupas, com certeza você alcançará excelente resultados!

Mas saiba que essa não é a única forma de incentivar sua equipe. Também é importante premiar os funcionários mais dedicados, aqueles que mais se destacam.

Então sempre que possível ofereça alguns mimos, presentes, kits de produtos da própria loja e/ou viagens.

Pode ter certeza que seus vendedores vão amar o gesto e retribuir com muito mais esforço e dedicação!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem