Até alguns anos, iniciativas ecológicas e sustentáveis eram raridade no universo do varejo. No entanto, com o assunto em pauta, muitas empresas passaram a adotar boas práticas para preservação do meio ambiente.
Essa mudança implica em encontrar formas de produzir e comercializar de uma maneira mais sustentável possível. Além de pensar na questão ambiental, agregar valor a marca, gerar identificação e se destacar são prioridades.
Se você está planejando abrir um e-commerce ou iniciou sua operação recentemente e quer ter um selo “verde” na sua gestão, confira abaixo a importância das embalagens sustentáveis e um exemplo de sucesso!
O que torna uma embalagem sustentável?
A embalagem é considerada sustentável quando é feita de material orgânico, biodegradável ou reciclável, quando é confeccionada com mínimo gasto de energia e recursos naturais e causa menor impacto ambiental com seu descarte.
Por que usar embalagens sustentáveis no e-commerce?
Ser mais sustentável pode ajudar a atrair, fidelizar e ampliar a cartela de clientes no meio online, além de garantir maior visibilidade e credibilidade as marcas.
Os impactos das embalagens sustentáveis para e-commerce também são sentidos no armazenamento, uma vez que elas são cada vez mais enxutas e ocupam menos espaço no estoque.
Outra vantagem vista é na redução de custos com envio, justamente por serem fabricadas com menos materiais e em formatos reduzidos.
Um exemplo de sucesso no e-commerce de moda
A marca de roupas britânica Finisterre criou uma parceria com a Aquapak para que suas peças de roupa fossem embaladas exclusivamente em sacolas plásticas recicláveis, solúveis em água e de decomposição inofensiva tanto no mar quanto no solo.
Em utilização desde 2019, essa solução sustentável, segundo a empresa, eliminou o plástico não biodegradável de toda a sua cadeia produtiva.
Para despachar seus pedidos no e-commerce, a marca usa papel Kraft (ou pardo), que é compostável, reciclável e proveniente de fábricas de papel renováveis.
O papel Kraft pode ser usado para fazer sacolas, envelopes e caixas para acomodar roupas e acessórios que não sejam frágeis. Uma excelente opção para criação de embalagens personalizadas para e-commerce.
Como realizar a transição para embalagens sustentáveis?
É importante que a mudança cumpra algumas etapas. O primeiro passo é fazê-la com um bom planejamento e de forma gradativa. Não troque todas as embalagens de uma vez!
Mudanças bruscas podem ocasionar problemas e sobrecarregar o seu time, que encontrará dificuldades na hora de implementar a iniciativa e informar os clientes da melhor maneira possível.
Sem contar que fazer uma transição gradual para embalagens sustentáveis tem a vantagem de acompanhar em tempo real quais modelos deram certo e quais não tiveram o resultado desejado. Daí a importância de solicitar amostras aos fornecedores.
E não se esqueça: na hora de escolher as embalagens sustentáveis para e-commerce, considere a compatibilidade com seus produtos, qualidade, durabilidade, tamanho, peso e preço. Tudo isso para não prejudicar as finanças da sua loja!
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!