O que o jeans representa para a moda brasileira?

O que o jeans representa para a moda brasileira?

O IEME (Inteligência de Mercado) realizou uma pesquisa recente para descobrir quais são os hábitos de consumo da atualidade, tendências em jeans e o que ele representa para a moda brasileira.

Foi feito um levantamento com 800 consumidores de todos os perfis e regiões do Brasil, oferecendo um panorama amplo sobre esse item apaixonante, tão versátil e democrático.

Segundo resultado da pesquisa, 80% das pessoas entrevistadas afirmaram que o jeans é um item essencial no guarda-roupa e 87% acreditam que trata-se do item mais democrático que existe na moda.

As mulheres representam o grupo que mais consome jeans no país e as classes A e B saem na frente, representando 51% das compras. E 64% dos consumidores têm idade entre 25 e 44 anos.

 

O futuro do jeans no Brasil

Ainda segundo a pesquisa, o jeans vai permanecer no cenário da moda por muito tempo, já que 99% dos entrevistados afirmam que continuarão usando bastante o tecido. Mas as peças tradicionais não devem ter muito destaque, pois a maioria dos consumidores estão buscando peças com algum diferencial. E esse é o maior desafio das marcas!

Entre o público masculino, as bermudas, a jaqueta trucker e a caça skinny são os principais desejos do momento. Entre o público feminino, as próximas tendências incluem shorts de cintura alta, jaquetas cropped e calça mom fit.

Agora, não são só os estilos de jeans que interessam os consumidores brasileiros. Existem inúmeros fatores que os fazem se interessar por um item ou marca, e muitos outros que os fazem desistir de uma compra sem arrependimento e sem olhar para trás.

A pesquisa cita, alguns motivos de desistência: produtos caros em relação a qualidade ofertada, poucas opções de modelos, cores e lavagens e marcas sem responsabilidade social e preocupação com a sustentabilidade.

 

Jeans no Brasil em números

–  Existem quase 6indústrias de jeanswear no Brasil;

– Peças jeans correspondem a 11% do consumo de vestuário em geral;

– São cerca de 22 bilhões movimentados anualmente no país;

– São mais de 100 mil empregos vinculados a produção de jeans;

– A expectativa é de um crescimento na ordem de 3,3 bilhões em 2022.

 

Dicas para lojistas de jeans

– Invista em canais digitais: o e-commerce é uma realidade e os consumidores passaram a se sentir mais à vontade e seguros para comprar na internet.

– Saiba como se comunicar: saber conversar com o público-alvo aumenta a credibilidade e confiança na marca.

– Aumente o valor percebido: foque na inovação, diferenciação e variedade de produtos para alcançar um número maior de pessoas.

– Expanda a demanda já existente: crie estratégias adequadas para encantar ainda mais os clientes fiéis da sua marca.

– Gere novas demandas: conquiste novos mercados e consumidores, através de ações criativas e relacionamento.

 

Gostou de saber sobre a representação do jeans na moda brasileira? Deixe sua opinião nos comentários.

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