Você conhece as melhores métricas para o varejo de moda?
Sabe exatamente como anda o processo de vendas na sua loja de roupas, consegue medir o desempenho dos vendedores e taxas de sucesso?
Entenda a importância de avaliar os números e realizar o cruzamento de informações para elevar seu potencial e melhorar os resultados de seu negócio.
Afinal, nunca é tarde para adotar medidas que oferecem a possibilidade de crescimento!
Volume médio de vendas
Uma das principais métricas para o varejo de moda é calcular o volume geral de vendas da loja e a média de cada vendedor.
Isso permite medir os resultados e quais são os profissionais que possuem o mesmo indicador e aqueles que estão abaixo ou acima dele.
Ou seja: os que estão tendo um desempenho dentro do esperado ou não. E também se a loja precisa melhorar algum aspecto para ter um retorno satisfatório.
Ciclo de vendas
Você conseguiria afirmar com certeza qual é o tempo em média que o vendedor leva para efetuar uma venda desde a entrada do cliente na loja?
Se na sabe, talvez precise usar uma das métricas para o varejo de moda bem simples e mais utilizada pelos lojistas.
Trata-se de compreender com ocorre o ciclo de vendas, calcular o tempo ideal para concretizar uma negociação no PDV.
A partir da obtenção dessa média, você precisa entender o que leva o consumidor a demorar tanto para efetuar uma compra e assim fazer alguns ajustes necessários.
Vendas perdidas ou não concluídas
Uma métrica que também é bastante interessante é calcular o número de vendas não concluídas ou oportunidades perdidas.
Sabe aquele cliente que entra na loja e não é atendido, porque o vendedor está distraído ou ocupado?
E outro que toma todo o tempo do vendedor e sai da loja sem levar absolutamente nada? Pois é, são as chamadas vendas perdidas ou não concluídas!
Aqui a intenção é perceber se o processo de vendas é eficaz e juntamente com as métricas já citadas traçar um panorama do negócio e apostar em medidas corretivas.
Taxa de sucesso
Medir a taxa de sucesso equivale a contar quantas vendas foram efetuadas diante das chances que surgiram dentro de um determinado período.
Por exemplo, se a sua equipe fechou 20 vendas de 40 oportunidades, sua taxa de sucesso é de 50% e por aí vai.
Nesse caso é importante identificar em quais etapas no processo de vendas em sua loja as chances são perdidas ou ganhas.
Então você precisa trabalhar em cima dessas informações para eliminar os erros e aprimorar o que de fato está dando certo.
Pode ser que você tenha que melhorar o relacionamento com o cliente, mudar a abordagem, contratar mais pessoas e assim melhorar sua taxa de sucesso.
Você ainda não usa métricas para o varejo de moda?