Tudo o que você precisa saber antes de contratar um vendedor para sua loja

Tudo o que você precisa saber antes de contratar um vendedor para sua loja

Contratar um vendedor para a sua loja é um processo que exige alguns cuidados. Afinal, esse profissional vai lidar diretamente com o seu cliente e vai representar a sua empresa. Portanto, neste artigo mostramos tudo que você precisa saber antes de contratar um vendedor para sua loja. Confira!

4 aspectos que você precisa saber antes de contratar

1. Qual é o perfil que está buscando?

Um grande erro das lojas é não definir, previamente, as características necessárias para um cargo. Como você poderá exigir se não sabe exatamente o que quer? O que é preciso saber antes de contratar? Faça uma lista com os pontos que acha importantes em um profissional de vendas:

  • Organização;
  • Simpatia;
  • Carisma;
  • Determinação;
  • Persuasão, etc.

Esses são apenas alguns. Além disso, você também pode listar quais são os pontos que o profissional terá que desenvolver, caso ainda não tenha. Afinal, o objetivo é ter um funcionário capacitado. Além disso, vai te ajudar a identificar um perfil que pode evoluir com a experiência.

2. Quem fará a divulgação, triagem e primeira seleção?

Tudo o que você precisa saber antes de contratar um vendedor para sua loja 1

A gestão de uma loja exige muito de qualquer profissional, consequentemente, acaba influenciando em outras situações. Em muitos casos, o gestor não tem tempo para divulgar a vaga, fazer triagem dos currículos e a primeira seleção.

Como resultado, a tarefa acaba sendo transferida para outro profissional, que não é especializado nesse tipo de processo. Para chegar até o perfil ideal, o mais assertivo é contar com um profissional de recrutamento. Empresas que não contam com esse tipo de perfil contratam empresas especializadas.

3. O momento da entrevista

Após fazer a triagem e a primeira seleção, é hora de entrevistar um por um e conhecer os candidatos.

Primeiro de tudo, leve uma lista de perguntas que acha importante fazer e se achar necessário, aplique um teste. Avise o candidato com antecedência para que ele possa se preparar para passar mais tempo na empresa.

Evite se atrasar, para não passar uma imagem ruim logo nesse primeiro contato. Depois de entrevistar a todos, marque mais uma entrevista para ter uma confirmação, se achar importante.

4. Seja sempre transparente

A melhor forma de evitar qualquer problema ou mal entendido profissional é, acima de tudo, sendo transparente do momento da divulgação da vaga até a contratação.

Finalmente! Não prometa o que sua empresa não poderá cumprir e explique exatamente sobre como é o trabalho. Como resultado, você atrairá apenas candidatos que estão realmente interessados em sua vaga.

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