Criar promoção na loja: como saber o momento certo

Criar promoção na loja: como saber o momento certo

Criar promoção na loja é uma estratégia que pode ser utilizada com diferentes objetivos. Atrair clientes, aumentar as vendas, lançar um produto, diminuir o estoque, eliminar os produtos que estão encalhados, são apenas algumas das opções. Escolher o momento certo para criar promoção na loja é uma grande dúvida para muitos gestores.

Muitas questões podem ser colocadas em questão e sempre existe uma insegurança por trás de toda ação que envolver algum investimento. O risco é promover a ação e não ter o retorno esperado. Por isso, é importante avaliar alguns pontos antes de decidir se é o momento certo para criar promoção na loja.

Vamos te ajudar com isso, continue lendo este artigo!

4 dicas para identificar o momento certo para criar promoção na loja

Criar promoção na loja: como saber o momento certo

Antes de elencar os pontos a serem considerados para criar promoção na loja, é importante destacar que a ação deve ser vista pelo cliente como uma oportunidade única. Isso quer dizer que ele deve se sentir tentado a usufruir do benefício. Para isso, a mensagem e a apresentação da campanha devem ser persuasivas e atrativas.

Antes de começar a criar a sua, avalie os pontos a seguir:

1. Lançar produto

Sua loja está desenvolvendo um produto novo? Criar uma promoção pode ser uma ótima oportunidade para divulgá-lo. Exceto em alguns casos, como por exemplo:

  • O público está aguardando o produto há muito tempo;
  • Há lista de espera ou de interessados no seu lançamento;
  • O produto foi uma sugestão dos seus clientes;
  • Os clientes acabaram com o produto na pré-venda.

Como pode perceber, esses tópicos têm um aspecto em comum: o interesse do público. Nesses casos, não há necessidade de criar uma promoção com descontos, apenas uma campanha focada no lançamento e divulgação.

2. Aproveitar datas comemorativas

Outro cuidado que deve ser tomado ao criar promoção na loja é com os períodos em que ele vai acontecer. Datas comemorativas são consideradas como ótimas oportunidades, porém esses períodos costumam vender por si só. Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal são as maiores datas para o comércio.

Criar uma promoção, fazer reajuste nos preços e dar descontos nesses períodos pode acabar prejudicando o seu orçamento. Faça uma pesquisa de intenção de compras e fique de olho na opinião de órgãos e especialistas do setor para entender o momento do mercado antes de investir em uma oferta.

3. Esvaziar o estoque

Estoque cheio ou com produtos encalhados pode ser um problema, afinal, houve um investimento naqueles produtos que não foram vendidos. Antes de divulgar uma promoção como essa tenha certeza de que não haverá nenhum lançamento próximo, reajuste de preço na loja como um todo ou outro tipo de promoção.
Essas ações podem tirar a atenção do seu público e fazer com que percam o interesse na sua oferta anterior.

4. Aumentar o orçamento

Sua loja precisa aumentar o orçamento? Nesse caso, é preciso contar com ações que não te façam ter que investir, que aumente o movimento, mas que não exija mexer tanto nos preços. Uma alternativa é oferecer brindes, fechar parcerias com outras lojas e montar kits de produtos – onde os valores são embutidos.

Na hora de divulgar, use ferramentas que dependem apenas de você e da sua equipe, como postagens nas redes sociais e envio de mensagens no Instagram. Outra forma de atrair atenção do público é criando promoções nas redes sociais pedindo para os clientes marcarem seus amigos.

Sempre que precisar ou tiver interesse em criar promoção na loja, reveja esses pontos, avalie o que faz sentido e tome os cuidados necessários para não ter prejuízos. Continue acompanhando nossos artigos e fique por dentro de todas as dicas de revenda para o seu negócio.

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