Política de trocas: veja porque é importante criar a sua

Política de trocas: veja porque é importante criar a sua

Quem trabalha com comércio de produtos está sujeito a reclamações dos clientes. Infelizmente, nem sempre é possível agradar a todos e garantir que nenhum erro seja cometido. Além disso, o cliente pode solicitar a troca de um produto a qualquer momento. Ter uma política de trocas te ajudará a se proteger.

Neste artigo, vamos mostrar porque a política de trocas é importante para a sua empresa. Confira!

O que é uma política de trocas?

Política de trocas veja porque é importante criar a sua

A política de troca é um documento que orienta o cliente sobre as regras criadas pela empresa para organizar esse processo. Dentro de uma política de trocas também pode conter informações sobre a devolução de produtos.

Na hora de criar esse documento, a empresa deve considerar os direitos dos clientes e se certificar de estar cumprindo com os seus deveres.

Em quais situações o cliente pode exigir a troca de um produto?

O Código de Defesa do Consumidor determina que o cliente tem até 30 dias da compra para trocar os produtos que apresentaram defeitos ou vício. Caso o produto não sirva ao cliente, o CDC não determina nenhuma regra, a empresa pode definir seu próprio prazo.

Como usar política de troca a favor a sua empresa?

A política de troca deve fazer com que os processos dentro da sua loja sejam mais claros para o cliente, evitando confusões, mal entendido e frustrações. Por isso, você deve usar esse documento como um aliado. Veja como tirar o melhor proveito de uma política de troca:

Divulgue

Deixe claro para o cliente que a sua empresa tem e segue uma política de trocas bem definida. Explique que qualquer dúvida pode ser esclarecida por meio do documento e o deixe em um local de fácil acesso.

Cuidado

Evite textos longos, com palavras difíceis e termos muito técnicos. Nada deve ficar subentendido, nas entrelinhas ou letrinhas miúdas. Coloque a informação da forma mais clara que puder.

Atendimento

Preste um bom atendimento, principalmente quando o cliente está nervoso ou se sentindo prejudicado. É esse contato que ajudará a resolver o problema rapidamente e vai construir a imagem da empresa perante o público.

Críticas

Ouça as críticas e use-as para aplicar melhorias na empresa. Nem sempre o cliente tem razão, mas é possível aprender até com os erros que não são seus. Estar aberto para o diálogo e se mostrando interessado em ajudar o cliente é o melhor caminho para evitar qualquer tipo de problema na sua loja.

Você já tem e utiliza uma política de trocas em sua empresa? Compartilhe sua experiência conosco!

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