Planejamento de vendas anual: 5 dicas para montar o seu

Planejamento de vendas anual: 5 dicas para montar o seu

Começar o ano com um bom planejamento de vendas é essencial para obter bons resultados, otimizar processos, aumentar o faturamento e os lucros, além de favorecer o crescimento do negócio. Afinal, um planejamento de vendas elaborado com cuidado, mesmo que seja simples, é capaz de nortear o caminho a ser percorrido, reparar erros cometidos no passado e projetar o futuro com maior segurança.

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Hoje vamos elencar alguns aspectos que merecem a sua atenção na hora de montar um planejamento de vendas na sua loja. E dar dicas valiosas que servirão de alicerce para mudanças e tomadas de decisão.

Reserve um tempo para se planejar

O tempo é crucial para elaborar um bom planejamento de vendas. Então a partir de agora determine o tempo que você irá se dedicar a estudar o histórico de vendas e as estratégias utilizadas nos últimos doze meses.
Com base nas informações obtidas, mantenha as ações que trouxeram resultados significativos, elimine aquelas que não deram certo e inclua outras que considera importantes para obter maior êxito em 2021.

Defina claramente objetivos e metas

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Uma das principais finalidades do planejamento de vendas anual é definir onde se deseja chegar, meios e prazos para alcançar. Você pretende melhorar seus resultados com a aquisição de um número bem maior de clientes?
Se você definiu isso como objetivo, agora é primordial qualificá-lo estipulando metas. Por exemplo: conquistar 30% a mais de clientes em seis meses e ampliar o faturamento em 20%.

Dê atenção aos resultados

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Ao determinar objetivos e metas dentro do planejamento de vendas anual, você precisa ser capaz de medir os resultados para que lá na frente consiga ter um controle efetivo sobre estratégias, processos e investimentos.

Por exemplo: qual o custo de divulgação para atrair e conquistar novos clientes? Quais os canais de vendas que trazem maior retorno para a sua loja? Quantos e-mails enviados se converteram em vendas?

Envolva seu time no planejamento

Além de você, o seu time comercial deve estar a par de tudo que envolve o planejamento de vendas, certo? Afinal, é justamente seu time que lhe dará feedbacks sobre a efetividade ou não de suas ações daqui para frente.

Por isso, permita que seus vendedores sejam participativos e atuantes no alcance dos objetivos e metas da sua loja. Aguce neles o sentimento de pertencimento para motivar o engajamento e comprometimento tão necessários.

Conheça bem o mercado de atuação

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Estude continuamente o mercado no qual você atua. Aspectos como: competitividade, preços, operação da concorrência, sazonalidade, mudanças no comportamento do consumidor, sempre devem ser levados em consideração.

Tudo isso é relevante ao montar um planejamento de vendas, principalmente para entender pontos positivos e negativos, focar em diferenciais e mudar o rumo das coisas para conseguir vender mais e melhor em 2021.

Gostou de saber um pouco mais sobre planejamento de vendas? Convidamos você a acompanhar de perto nossos conteúdos semanais para que você possa criar ações assertivas para o sucesso do seu negócio. E sinta-se a vontade para compartilhar em suas redes sociais!

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