O que você precisa saber para ser vitrinista

O que você precisa saber para ser vitrinista

O vitrinista é o profissional responsável em fazer a comunicação visual nas vitrines das lojas com o intuito de despertar o interesse nas pessoas, fazer com que eles sintam vontade de entrar, conhecer o espaço, os produtos e consumir no local.

Seu trabalho não é fácil, como muitas pessoas pensam, pois eles precisam se basear nas tendências de mercado, identidade e conceito da marca e no perfil do público consumidor de segmento no qual atua.

Afinal, a vitrine serve para chamar a atenção de quem passa em frente e maximizar as vendas, mas também para divulgar a loja e fazer com que ela se destaque em meio à concorrência.

Por isso, o vitrinista precisa ser altamente competente e desenvolver ao longo da sua carreira algumas habilidades para cumprir bem esse papel. Se você tem interesse nessa profissão, veja agora o que você precisa saber para ser um vitrinista de sucesso!

O que você precisa saber para ser vitrinista

Formação de vitrinista

Para ser vitrinista não há exigência de formação superior específica, mas como essa ocupação está em alta, muitos profissionais das áreas de marketing, publicidade/ propaganda e design tem seguido por esse caminho.

Mas independente da formação acadêmica anterior, para se tornar vitrinista é obrigatório realizar um curso de especialização. O SENAI e o SENAC são exemplos de instituições que oferecem essa modalidade de estudo/ensino.

E para melhorar ainda mais, essas empresas renomadas têm um programa voltado a inserção no mercado de trabalho. Contar com essa ajuda é um ponto positivo e fundamental para ingressar na área o quanto antes.

Para não ter erro, dê preferência aos cursos voltados para a comunicação visual. Eles são ideais para aprender técnicas de vitrinismo, organização e harmonização das cores, os três pilares para a montagem de uma vitrine atrativa.

Buscar atualização contínua também é um ponto muito importante e que merece atenção, pois tudo muda o tempo todo no universo do vitrinismo. Inovar é a chave para não cair em descrédito e perder boas oportunidades.

Além de absorver conceitos e adquirir conhecimentos práticos, você precisa ter ou desenvolver competências para ser bem sucedido na área. Afinal, conseguir mexer com as emoções e sentimentos dos consumidores não é uma tarefa simples.

Dentre as características que são mais valorizadas na profissão de vitrinista podemos citar: criatividade, inovação, organização, disciplina, persistência, visão estética e mercadológica dos produtos e familiaridade com as tendências do mercado.

Você lojista, pode ser o próprio vitrinista da sua loja, realizar cursos e usar as técnicas aprendidas a favor do seu negócio. Arrasar no visual, organização e exposição dos produtos em sua vitrine para atrair muito mais consumidores. Fica a dica!

Um Comentário

  • NÚBIA 7 de maio de 2019 at 13:27

    a vitrine e o cartão postal de uma loja
    geralmente o cliente entra na loja por causa da vitrine

    Reply

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.