O que é ciclo de vida de um produto e como pode afetar suas vendas

O que é ciclo de vida de um produto e como pode afetar suas vendas

Um produto passa por diversas fases, desde a sua concepção até seu desenvolvimento e venda. Mas o ciclo de vida de um produto não termina aí, pelo contrário, ainda passará por outras etapas. Neste artigo explicamos o que é o ciclo de vida de um produto e quais são as suas etapas. Confira!

O que é ciclo de vida de um produto?

O ciclo de vida de um produto são as fases que ele passará durante toda a sua existência. Essas fases são divididas em:

1. Desenvolvimento
2. Introdução
3. Crescimento
4. Maturidade
5. Declínio

Entender cada uma das etapas vai ajudar as empresas a desenvolverem produtos mais úteis para o seu público, mais resistentes e que durem por mais tempo. Dessa forma, será possível agregar mais valor ao produto e ter um lucro maior com as vendas. Veja como é cada uma das fases do ciclo de vida de um produto.

As etapas do ciclo de vida do produto

1. Desenvolvimento

Nessa fase a empresa desenvolve um novo produto. Inicia-se com a ideia, pesquisa de mercado, procura por matéria prima, mão de obra e outros fatores que vão influenciar. É um período de incertezas e que requer bastante investimento, mas ainda não proporciona nenhum retorno.

2. Introdução

O produto é finalmente lançado. Nesse período, o crescimento pode ser lento e as vendas pouco expressivas, com isso o retorno financeiro também é baixo. Isso porque o público praticamente não sabe ou conhece o produto. É importante estar preparado para os prejuízos. Para isso, faça uma reserva de caixa e produza em baixas quantidades.

3. Crescimento

Quando o produto já é reconhecido, começa a ganhar mercado e crescer. Porém, não a empresa não pode se acomodar com o sucesso das vendas. Muitos concorrentes surgirão porque o seu negócio deu certo. Continue investindo, adaptando, criando novas opções para manter o crescimento.

4. Maturidade

O produto já está conhecido no mercado, por isso suas vendas começam a estabilizar, chegando a um nível equilibrado. Os lucros são menores, mas os gastos com marketing, para manter o produto em destaque, tendem a aumentar. Essa fase requer atenção e dedicação. Algumas empresas acabam desanimando com a diminuição nas vendas , se acomodam e perdem mercado.

5. Declínio

É nesse momento que as vendas e o lucro começam a cair. O produto se torna ultrapassado, pois novas tecnologias e opções surgem para concorrer. Ao chegar nessa fase, a empresa deve avaliar seu planejamento e desenvolver novas estratégias para alavancar o produto, com atualizações, e relançá-lo no mercado. Ou assumir que é o momento de investir em uma novidade.

Cada produto tem seu próprio ciclo de vida e diversos fatores podem influenciá-lo, como por exemplo o tipo de produto, o mercado, seu grau de inovação, a aceitação do público, etc. Por isso, o ciclo de vida do produto do seu concorrente não será igual ao do seu produto, mesmo que eles estejam inseridos no mesmo mercado.

Entender as fases vai ajudar a sua empresa a desenvolver produtos cada vez melhores para os seus clientes.

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