O que é capital de giro e como deve ser administrado?

O que é capital de giro e como deve ser administrado?

Investir no capital de giro é parte fundamental para fazer as operações de uma loja funcionarem perfeitamente. O capital de giro garante que a empresa não afunde em dívidas e feche as portas precocemente. Ter recurso disponível para todo e qualquer tipo de situação deve ser prioridade, certo? E compreender como o mesmo deve ser administrado pode ser a solução para muitos problemas!

Quer saber mais? Fique por aqui e entenda a importância do capital de giro para um negócio se sustentar e ganhar fôlego para se expandir no mercado.

O que é capital de giro?

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O capital de giro nada mais é que a soma dos recursos financeiros disponíveis para a manutenção de qualquer negócio. Isso inclui valores destinados ao abastecimento de estoque, pagamento de fornecedores, salários, internet aluguel, tributos, etc.

Para quem tem uma loja de roupas e precisa contar com prazos diferentes, ter essa reserva é realmente essencial. Afinal, existe um tempo variável entre o pagamento do fornecedor e o recebimento do cliente, em virtude de compras parceladas.

Então, você precisa ter um planejamento que contemple uma segurança mínima de um ano, o capital de giro é suficiente. Assim, sua loja não perde o controle e evita sérios prejuízos.

Como administrar o capital de giro de uma loja?

Primeiramente, calcule o tempo que você tem acesso aos valores provenientes das vendas. Estime também o prazo estipulado para arcar com custos de aquisição de produtos. Por exemplo, se a maior parte das suas vendas são realizadas por meio de parcelamento e as condições de compra são muito facilitadas, como fica sua situação se os fornecedores não oferecem as mesmas vantagens?

Nesse caso, é mais prudente equilibrar os dois lados, não é mesmo? E, preferencialmente, diminuir os prazos de recebimento e colocar um pouco mais para frente as despesas vinculadas aos parceiros de negócio.

Em seguida, calcule quanto espera ganhar e gastar a curto, médio e longo prazo. Qual a previsão de lucro do seu negócio para os próximos seis, doze e vinte e quatro meses? Você consegue prever as despesas em cada período?

Bem, esse também é um ponto importantíssimo. Afinal, você pode ccontratar mais funcionários, aumentar o número de produtos em estoque, realizar um a pequena reforma na loja etc.

Se você não colocar tudo isso no papel ficará difícil administrar o capital de giro do seu negócio. Antecipar-se e prever novos rumos é a chave para não ser pego de surpresa e se decepcionar num futuro próximo.

Cuidados com o estoque

Não permita que os produtos fiquem encalhados no estoque. Produtos parados diminuem a liquidez, atrapalham o fluxo de caixa e reduzem o capital de giro.

O que fazer diante disso? Avalie com cuidado os produtos com menor saída e a frequência de reposição com base na projeção de vendas Esse alinhamento de informações é determinante para evitar dores de cabeça.

Se você perceber que o capital de giro não é suficiente para continuar tranquilamente com as operações da sua loja, considere cortar gastos, sem perder, claro, a qualidade percebida pelos clientes.

Quer mais dicas sobre gestão de loja e tendências de moda? Acompanhe o nosso blog para se manter sempre atualizado com esses e outros assuntos do seu interesse. Até mais!

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