Lojas de varejo precisam de planejamento para render mais

Lojas de varejo precisam de planejamento para render mais

Lojas de varejo precisam de planejamento para render mais

Que as lojas de varejo precisam de planejamento para vender mais não é nenhuma novidade, afinal para as contas baterem e a loja ficar no azul é preciso saber qual direção seguir e evitar prejuízos.

Dicas para fazer um planejamento estratégico eficaz

• Consultar o histórico de vendas dos meses anteriores para servir como base para definição de metas que visam alcançar melhores resultados;

• Analisar as datas de maior movimento na loja para criar com antecedência ações promocionais efetivas e atrair novos consumidores;

• Avaliar as finanças para reduzir custos e investir no treinamento dos vendedores e na expansão do negócio (se for esse o objetivo);

• Estudar incessantemente a concorrência para se diferenciar e adotar medidas que tornem o negócio mais competitivo no mercado de atuação;

• Entender quais produtos caíram no gosto do cliente e aqueles que não agradaram tanto para realizar pedidos certeiros, com maiores chances de saída;

• Verificar os gastos com fornecedores para renegociar preços e melhorar o mix de produtos. Buscar inovação através de novas parcerias!

• Determinar aonde você quer chegar, a quantidade de compradores que você deseja alcançar e de que forma você irá trilhar esse caminho;

• Criar metas de vendas realistas para o próximo ano pensando em todos os canais que são oferecidos e outros que podem ser incorporados para melhorar o desempenho;

• Identificar os principais problemas de comunicação da sua loja com os clientes, as queixas, objeções, avaliações feitas pessoalmente e através das redes sociais;

• Definir quais são as tecnologias que podem ser utilizadas para melhorar os processos e aumentar a produtividade em sua loja;

• Montar um plano para usar as mídias sócias e outras estratégias de marketing digital para impulsionar de forma significativa as oportunidades de negócio;

• Criar um calendário com a descrição clara de todas as etapas a serem cumpridas e orientar os funcionários sobre a importância da sua participação;

• Observar as tendências do segmento, novos modelos de negócio e nichos de mercado. Se atualizar é importante, caso deseje absorver e implementar mudanças!

Agora que você tem certeza que lojas de varejo precisam de planejamento, comece a se dedicar um pouco mais a esse aspecto importante.

Tenha em mãos os seus dados de vendas desse ano para elaborar um plano mais instigante e consistente para o ano que vem vindo.

Esse é um passo essencial para você entender aonde quer chegar, quais são suas metas de negócio e o quanto deseja prosperar.

Se no meio desse processo, o cenário apontar para outra direção, não tem problema, mude o seu planejamento de vendas e siga adiante. Foco no sucesso sempre!

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