Como evitar a inadimplência em sua loja

Como evitar a inadimplência em sua loja

Quem abre um negócio deseja lucrar acima de tudo, mas muitas vezes tem que lidar com clientes que não honram seus compromissos, que por diversos motivos deixam de pagar pelas compras que efetuaram.

Por isso hoje vamos falar de prevenção: como evitar a inadimplência em sua loja. Afinal, trata-se de uma realidade que tira o sossego de muitos lojistas que atuam em todos os segmentos, sem exceção.

Confira algumas dicas para tentar impedir que a sua loja se depare constantemente com esse tipo de situação e tenha sérios prejuízos!

como evitar a inadimplência

Faça o cadastro de clientes

Para evitar a inadimplência em sua loja faça o cadastro dos clientes que realizam compras com frequência no estabelecimento. Além dos dados pessoais, descreva os hábitos de consumo, as formas de pagamento mais utilizadas e histórico de compras.

Desse jeito é possível verificar eventuais ou recorrentes atrasos no pagamento de parcelas, o descumprimento de acordos e avaliar se você deve ou não conceder novos créditos e outras facilidades ao consumidor.

Emita sempre nota fiscal

Além de ser uma obrigação para qualquer lojista, a emissão da nota fiscal é uma garantia a mais para receber os valores devidos, já que serve de prova em uma possível situação judicial.

No entanto, para que a nota fiscal ofereça essa vantagem, ela precisa conter algumas informações essenciais como nome completo e CPF do comprador. Assim é muito mais fácil reivindicar e fazer valer seus direitos.

Ofereça recompensas para clientes que cumprem os prazos

Como forma de evitar a inadimplência e prejuízos para seu negócio, ofereça pequenas recompensas (cupons de desconto, brindes, etc.) para os clientes que pagam em dia suas parcelas de crediário, por exemplo.

Essa é uma forma de incentivar quem tem o péssimo habito de pagar somente após o vencimento e sem dar nenhuma satisfação. Talvez com vantagens adicionais e mimos o cliente pense duas vezes antes de atrasar o pagamento de sua dívida, não é mesmo?

Emita alertas ao devedor

Se você perceber que os pagamentos não estão sendo realizados dentro do prazo determinado, não deixe passar batido, entre imediatamente em contato com os clientes para entender o que está acontecendo.

Para facilitar a cobrança dos inadimplentes, você pode seguir alguns passos como enviar mensagens (no máximo três notificações) e telefonar. Caso não haja retorno, bloqueie futuras compras, reúna as notas fiscais e entre com uma ação judicial.

Mas antes tente realmente negociar, principalmente se o comprador demonstrar interesse em quitar a dívida. Afinal, ele pode estar passando por um momento difícil e só o fato de você abrir mão de multas e juros já pode ser uma grande alívio para ele.

Pense nisso! E caso não tenha jeito, tome as medidas cabíveis para receber seu dinheiro e se livrar de maiores danos e prejuízos.

Siga essas dicas para evitar a inadimplência e mantenha a saúde financeira da sua loja intacta!

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