Estudo de mercado: como identificar seu público

Estudo de mercado: como identificar seu público

Você iniciou um novo negócio ou ainda tem pouca experiência, mas não sabe como identificar seu público? Bem, hoje estamos aqui para falar sobre a importância do estudo de mercado para detectar o perfil ideal de consumidor para sua loja.

Vamos passar orientações que vão servir de base para você planejar melhor suas estratégias de divulgação, vendas e marketing e conseguir atingir o seu verdadeiro alvo. Então, vamos lá!

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O que é a pesquisa ou estudo de mercado?

O estudo de mercado é uma ferramenta poderosa para coletar, registrar e analisar informações. Esses dados representam valores, necessidades, opiniões, hábitos de consumo, comportamentos e motivações de pessoas e empresas.

Por que realizar uma pesquisa de mercado junto ao consumidor é tão importante?

A pesquisa de mercado ajuda a identificar o público e suas necessidades. Dessa forma, a loja pode adotar formas de alcançá-lo e melhor atendê-lo. A pesquisa fornece dados essenciais como: sexo, idade, renda média, experiências de consumo, entre outros.

Saber como identificar seu público deve ser uma das primeiras ações dentro do seu planejamento de negócio. Em outras palavras, o estudo de mercado deve estar no topo da sua lista de prioridades.

Como fazer um estudo de mercado eficiente?

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Com o surgimento e a popularização da internet, ficou muito mais fácil realizar um estudo de mercado dentro de determinado segmento. Atualmente, existem plataformas que oferecem diversos recursos para ajudar na identificação do público. Conheça algumas delas:

Google Forms

O Google possui uma ferramenta de pesquisa onde é possível criar formulários que podem ser enviados por e-mail.. Nesse caso, você consegue receber as respostas e fica responsável por fazer a interpretação e o cruzamento de dados.

Google Trends

Essa é uma ferramenta bastante utilizada por quem ainda não tem objetivos definidos e precisa determinar bases seguras para um estudo. Através desse recurso, é possível saber o que os consumidores pesquisam com maior frequência e o que mais desperta seu interesse, por exemplo.

Survey Monkey

O site Survey Monkey foi criado exclusivamente para a realização de pesquisas. Em sua versão gratuita o número de perguntas e respostas é limitado. Na versão paga, o site permite a criação de questionários ilimitados. Além disso, oferece grande vantagem do cruzamento de todos os dados obtidos.

Redes Sociais

Uma excelente alternativa também é realizar o estudo por meio das redes sociais. Grupos que têm relação direta com seu tipo de negócio possuem um público já segmentado. Você pode pedir autorização aos administradores e elaborar perguntas direcionadas aos participantes.

Typeform

O Typeform funciona de forma parecida ao Google Forms e o Survey Monkey. A partir da plataforma é possível criar formulários atraentes e adaptados para celulares. A ferramenta fornece dados brutos demonstrados em gráficos, mas as analises detalhadas dependem de um plano pago.

Viu como identificar seu público não é um bicho de sete cabeças? E com os recursos tecnológicos existentes e facilidades do mundo digital, tudo se tornou ainda mais prático!

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