Dicas de marketing digital para varejo: o que fazer?

Dicas de marketing digital para varejo: o que fazer?

O marketing digital para varejo não é mais uma opção, mas sim uma estratégia de sobrevivência no mercado. Cada vez mais, os consumidores priorizam agilidade, personalização e segurança em suas compras.

Por essa razão, a transformação digital no setor varejista é uma forma de colocar o negócio em um patamar de inovação e diferenciação ― e não tem como chegar a esse objetivo sem o digital.

A jornada é longa, mas garante bons frutos. Quer saber o que fazer para investir no marketing digital para varejo? Venha com a gente e anote as dicas!

Conheça o seu cliente para entregar soluções eficientes

É impossível falar de marketing digital sem mencionar o cliente final, que, neste contexto, também chamamos de persona. Ao conhecer a fundo o perfil do cliente ideal, conseguimos traçar soluções que realmente sejam condizentes ao que ele busca, precisa e deseja.

No varejo não é diferente. Quantos anos o seu cliente ideal tem? Em quais redes sociais ele está? Qual é o tipo de conteúdo que ele consome? Quais são as dores e os problemas que ele enfrenta? Como o seu produto pode ajudá-lo? 

As respostas para essas perguntas ditarão os próximos passos para a estratégia de marketing digital. Mas atenção! Ao traçar a persona, busque dados reais! Nada de “achismos”, combinado? Converse com o time de vendas ou entreviste clientes que já compraram de sua loja para ter dados embasados.

Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são, hoje, os maiores canais de comunicação entre marcas e consumidores. Elas trazem visibilidade para a marca, proximidade com os clientes, entendimento sobre o comportamento dos consumidores e ainda aprimora o atendimento. 

Por isso, uma boa estratégia de marketing digital para varejo inclui estar presente nas redes sociais em que os seus clientes estão. De nada adianta ter um perfil no Linkedin, se o seu público é jovem e consome muito mais o Instagram, por exemplo.

Aqui, vale a pena investir em postagens que falem não apenas do produto, mas também sobre as funcionalidades dele. Com criatividade, bom humor e estratégia, as publicações nas redes sociais vão alavancar as vendas da sua loja!

Ofereça um atendimento impecável com o marketing digital para varejo

Um estudo da PwC, chamado “Experiência é Tudo”, entrevistou mais de 15 mil pessoas em 12 países. Ele apontou que 73% dos consumidores indicam a experiência do cliente como fator importante em suas decisões de compra. No Brasil, este número foi para 89%, o mais alto da pesquisa.

Muito mais do que ter um canal de atendimento, o consumidor moderno quer ter mais de um meio para se comunicar, quer ser atendido com agilidade, empatia e, claro, com foco na solução do problema.

Sendo assim, a nossa próxima dica de marketing digital para varejo é: ofereça um atendimento impecável ao consumidor! E isso se aplica não apenas nas redes sociais, mas também via e-mail, mensagem de Whatsapp, chat do site, entre outros canais que fazem parte da estratégia digital. 

Treine os profissionais que vão oferecer este suporte, tenha uma comunicação leve, cumpra o prazo de resposta e use todos os insights que o marketing digital oferece para enriquecer a experiência do seu cliente.

É claro que as ações não param por aqui. Trouxemos as mais relevantes para que você reflita sobre a importância e os impactos do marketing digital para varejo. A transformação começa hoje!

Esperamos que as informações tenham sido úteis. Para ficar por dentro de tudo, inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos relevantes diretamente em seu e-mail!

 

 

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