Muitas ferramentas de gestão criadas ao longo dos anos continuam sendo extremamente válidas para qualquer tipo de negócio nos dias atuais. É esse o caso da Curva ABC de produtos.
Se você ainda não teve contato ou nem sequer ouviu falar, chegou a hora de entender sobre o assunto e aprender a usar a Curva ABC para melhorar seu estoque e garantir o sucesso da sua empresa! Vamos lá?
Afinal, o que é curva ABC de produtos?
Trata-se de um método de segmentação de produtos por uma ordem de relevância para um negócio. Por exemplo: você pode dispor de três categorias de produtos em sua loja, onde A são aqueles que geram maior ticket médio, B é o segundo a gerar o maior ticket médio e a categoria C inclui itens que geram o menor ticket médio.
Qual a importância da curva ABC para o varejo?
O objetivo de utilizar a Curva ABC de produtos é facilitar a tomada de decisão em relação ao estoque, já que sua análise permite identificar os produtos de maior destaque, com taxa de vendas mais expressiva e que trazem ou não os melhores resultados para o negócio.
Com uma visão mais ampla é possível investir um pouco mais em produtos que geram mais lucro e evitar a aquisição exagerada de itens que tem grandes chances de ficarem encalhados, mantendo assim as finanças equilibradas sem afetar as vendas.
A Curva ABC de produtos também é importante para definir o mix de produtos ideal para uma loja virtual e/ou física. Ela deve ser seguida e reavaliada continuamente, devido as mudanças constantes no comportamento do consumidor e do mercado.
Como aplicar a curva ABC de produtos à gestão do negócio?
O estoque é um dos setores mais beneficiados pela aplicação da Curva ABC. E isso vale tanto para a classificação de produtos que geram maior rentabilidade quanto para entender quais deles possuem um giro maior.
Nesse caso, você pode classificar seus produtos dessa forma:
A: 20% dos produtos correspondem a 80% do estoque;
B: 30% dos produtos correspondem a 15% do estoque;
C: 50% dos produtos correspondem a 5% do estoque.
Os itens classificados como A são aqueles mais relevantes para a loja, porque trazem o maior volume de vendas e/ou faturamento, o que torna mais fácil a negociação de preços com fornecedores, redução de custo de aquisição e entregas mais frequentes.
A classe B de produtos é intermediária, mas continua garantindo boa parte do faturamento. É preciso controlar o estoque desses itens com cautela, sempre acompanhando as demandas, pois alguns tenderão a entrar na classe A e outros na classe C.
Por fim, os produtos da classe C são aqueles de menor resultado tanto de faturamento quanto de vendas. É fundamental observar estes itens para potencializar as ações voltadas para o aumento das vendas, do giro ou optar pelo fim da comercialização.
Como calcular a Curva ABC de produtos?
1 – Comece fazendo uma lista de todos os produtos que você vende na loja e que estão em estoque, valor unitário, as saídas e o faturamento de cada um deles. Considere o período de um mês.
2 – O próximo passo é efetuar o cálculo da porcentagem de contribuição de cada item em relação ao faturamento total. Digamos que este seja de 200 mil e que o produto X corresponde a 80 mil. Temos: 80 x 100 /200 = 40%.
3 – Feito o cálculo, você consegue agrupar todos os produtos por sua ordem de relevância para o negócio. Trata-se de uma medida simples que faz toda a diferença nas vendas e nos resultados.
4 – Aqui o intuito é melhorar as estratégias de vendas e marketing, potencializar cada vez mais os produtos classe A, maximizar as vendas da classe B e buscar meios de despertar o interesse nos produtos da classe C.
5 – No mais, você pode construir políticas de precificação dos itens de acordo com a porcentagem de contribuição, gerenciar melhor o ciclo de vida dos produtos e renovar o mix com base na avaliação da demanda.
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