Comportamento do consumidor: como identificar tendências

Comportamento do consumidor: como identificar tendências

O comportamento do consumidor não é algo permanente e estável. Ele se transforma o tempo todo de acordo com a época, com o surgimento de novas tecnologias, valores, interesses e necessidades.

Sendo assim, os donos de loja precisam estar preparados para deixar de lado estratégias ultrapassadas e continuar falando com seu público de forma inovadora e eficiente.

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É necessário ser flexível e identificar tendências no comportamento do consumidor. Sobretudo, saber usá-las da melhor forma possível para não perder o respeito e credibilidade no mercado.

Confira as principais mudanças no comportamento do consumidor moderno

Relacionamento intenso com lojas e marcas

Com a popularização das redes sociais, o consumidor passou a ter mais acesso a informação, ter mais contato com as marcas do seu interesse e vivenciar relacionamentos muito mais intensos.

Ele acompanha as novidades de uma marca diariamente, faz comparações entre um produto e outro, avalia a reputação, qualidade, preços e procura conhecer muito bem a diversidade de opções para não errar na escolha.

Maior nível de exigência

Outra mudança visível no comportamento do consumidor é o grau de exigência que ele apresenta atualmente. E isso também se tornou evidente devido ao boom das mídias e o acesso fácil a informação.

Com essa possibilidade de comparar as marcas, de avaliar a receptividade de novos produtos e acompanhar de perto as tendências, os potenciais compradores passaram a ser mais atentos e seletivos. Como resultado desse comportamento, as compras são realizadas com um nível maior de exigência. Seja em relação ao produto ou ao atendimento.

Criação de vínculo consistente e duradouro

Não basta marcar presença digital e oferecer conteúdos interessantes para o consumidor moderno, se a forma de lidar com ele for inadequada, superficial ou simplesmente não superar suas expectativas.

É importante ir além: criar um vínculo mais consistente e duradouro oferecer atendimento impecável, seja ele presencial ou online. Qualquer vacilo nesse sentido pode fazer com que ele busque o concorrente.

Dessa forma, o consumidor não deseja apenas esse ou aquele produto. O cliente compra sonhos e sua satisfação pessoal. Como resultado, ele só se tornará fiel as marcas que lhe proporcionarem tudo isso e um pouco mais.

Veja algumas dicas valiosas para lidar com o comportamento do consumidor atual

  • Tenha um site de boa navegação e adaptado para smartphones;
  • Disponibilize diversos canais de comunicação;
  • Aposte em marketing de conteúdo;
  • Desenvolva ações poderosas de marketing digital;
  • Interaja diariamente nas redes sociais e promova o engajamento dos usuários;
  • Identifique desejos, problemas e necessidades do público-alvo;
  • Acompanhe toda a jornada de compra do cliente;
  • Invista em um pós-venda eficiente;
  • Solicite feedbacks para melhorar o atendimento e os processos;
  • Fique sempre atento as mudanças de mercado;
  • Ofereça diferenciais competitivos;
  • Acima de tudo, torne a experiência do consumidor única e inesquecível.

E você, se sente preparado para atender o novo perfil de consumidor? O que você tem feito para se adequar as atuais exigências da era digital? Compartilhe com a gente a sua experiência!

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