Como montar um estoque para loja virtual?

Como montar um estoque para loja virtual?

Quando realizamos uma compra pela internet, esperamos que o produto escolhido chegue em perfeito estado e dentro do prazo estabelecido, não é mesmo? Mas para isso acontecer é importante que a gestão de estoque seja feita de forma eficiente.

Tudo começa na hora de montar o estoque para loja virtual. É preciso estar atento as diversas etapas envolvidas: previsão de demanda inicial, seleção de produtos e fornecedores, escolha do local para armazenamento e por aí vai.

Sabendo da importância do estoque para o seu negócio virtual, decidimos escrever esse artigo dando algumas dicas para que você consiga se planejar e montar um estoque para loja virtual com muito mais segurança. Confira!

Entenda a demanda por categoria

Se você pensa em abrir uma loja virtual o primeiro passo a ser dado é entender a variação de demanda por categoria de produto que você pretende comercializar. Uma forma simples de fazer isso é consultando o Google Trends para mapear os interesses de pesquisa dos últimos 12 e/ou 24 meses.

Se você já tem um negócio em andamento, você pode utilizar a ferramenta Google Analytics para monitorar as páginas/produtos que são mais visitados e buscados pelo seu público e quanto tempo ele passa por lá.

Saber quais produtos mais atraem o consumidor vai te ajudar e muito na hora de montar o estoque para loja virtual.

Preveja a demanda futura

Outro passo importante nesse processo é fazer uma previsão de demanda para os próximos períodos. Se você já possui um histórico de vendas, essa etapa ficará ainda mais fácil.

Mas como prever a demanda futura? Basta analisar o interesse, procura e aquisição de certos produtos pelo consumidor. Feito isso, leve também em consideração a demanda sazonal em datas comemorativas.

A partir daí, planeje os pedidos adequadamente para evitar que os mesmos faltem em estoque e você perca a chance de efetuar boas vendas.

Defina um estoque mínimo de segurança

Para chegar no número ideal de estoque de segurança você precisa analisar bem o histórico de vendas por período (mesmo que curto) e quanto tempo leva para reposição de produtos de alto giro em sua loja.

Quando as quantidades se limitarem a X, é o momento de realizar um novo pedido ao fornecedor. Entenda a situação como um ponto de partida, certo? Não tenha receio de ajustar esse número ao longo do tempo.

Afinal, na sua jornada empreendedora você vai se deparar com demandas crescentes e decrescentes dos consumidores, não tem jeito.

Escolha um local para armazenamento

Aqui não existe segredo. Na hora de montar o estoque para loja virtual, você terá que definir um espaço adequado para estocar os produtos, de modo que eles se mantenham organizados e identificados para facilitar a separação e envio aos clientes.

O tamanho do local tem que se adequar ao volume de estoque e tipo de produto para evitar que os mesmos fiquem amontoados.

Invista em software de gestão de estoque

Por fim, para que tudo saia como planejado, tenha um software de gestão de estoque para centralizar informações e não perder o controle. Isso dará a você a oportunidade de otimizar o tempo de trabalho, interligar canais de vendas e enxergar as melhores oportunidades para o seu negócio.

E aí, o que você achou das nossas dicas de como montar um estoque para loja virtual? Para aprimorar os seus serviços, acompanhe semanalmente outros artigos em nosso Blog. Qualquer dúvida ou sugestão estamos à disposição!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat