Como lidar com um funcionário inexperiente em seu primeiro emprego?

Como lidar com um funcionário inexperiente em seu primeiro emprego?

É muito comum que algumas lojas ofereçam oportunidades para pessoas que estão em busca do primeiro emprego ou desejam mudar de área.

Mas para contratar pessoas com esse perfil é necessário ter alguns cuidados, afinal é a reputação da sua marca que está em jogo, não é mesmo?

A linha de frente, ou seja, sua equipe de vendas precisa ser bem estruturada e ter as competências necessárias para trazer resultados para o negócio.

Então, como lidar com um funcionário inexperiente em seu primeiro emprego?

Como lidar com um funcionário inexperiente em seu primeiro emprego

Como transformá-lo em um profissional exemplar? Veja as dicas!

Treine seu funcionário inexperiente

O primeiro passo de como lidar com um funcionário inexperiente é oferecer treinamento para ele conseguir desempenhar suas tarefas diárias.

Isso inclui informar sobre a história da marca, apresentação pessoal, tipos de abordagem, produtos, vantagens e condições de pagamento.

Além disso, deixá-lo a par de como o mercado recebe seus produtos, quais necessidades estão sendo supridas e todos os aspectos técnicos que cercam o negócio.

No meio desse processo, você deve identificar o potencial individual do seu novo funcionário, pontos positivos e outros que devem ser aprimorados ao longo do tempo.

Estimule as competências de um bom vendedor

Se você contratou uma pessoa sem experiência para trabalhar na sua loja, certamente você enxergou nela uma potência a ser desenvolvida.

Então para ajudá-la a se tornar um excelente profissional do ramo, você precisa estimular nela as principais competências e habilidades de um vendedor de sucesso.

Dentre elas estão: comunicação, persuasão, empatia, criatividade, disciplina, foco, comprometimento, simpatia, adaptabilidade e inteligência emocional.

Se possível, selecione o melhor vendedor da sua loja para acompanhar o novo contratado  e demonstrar na prática como ser bem sucedido nessa atividade.

Ensine a arte da negociação

Como lidar com um funcionário inexperiente em seu primeiro emprego

A compra de roupas, sapatos e acessórios é um grande investimento para a maioria das pessoas. Afinal, o que elas mais desejam é estar bem vestidas e na moda!

Mas muitos consumidores chegam crus, sem muito conhecimento sobre as novas tendências e trazem consigo diversas incertezas sobre suas possíveis escolhas.

E aí, como lidar com um funcionário inexperiente nesse tipo de situação? O ideal é você mostrar para seu vendedor como funciona a arte da negociação!

Ou seja: ensiná-lo a estimular o cliente a expor suas dúvidas, falar abertamente sobre seus gostos e preferências e logo após apresentar as melhores soluções.

O colaborador sem experiência deve aprender a argumentar, a descrever as vantagens dos produtos e assim criar condições favoráveis para a compra.

Motive sempre

Além do treinamento técnico e estímulo ao desenvolvimento de habilidades, é importante que você gere motivação para quem está no início da carreira.

Afinal, vendedores motivados e satisfeitos vestem a camisa da empresa, o que reflete diretamente no atendimento prestado e na percepção do cliente sobre o negócio.

Sendo assim, estipule prêmios e/ou bonificações para quem atingir metas, promova eventos para a confraternização da equipe e ofereça cursos de aprimoramento.

Faça com que os vendedores se sintam bem e tenham cada vez mais orgulho de trabalhar em sua loja!

Gostou de saber como lidar com um funcionário inexperiente em seu primeiro emprego?

Conte para gente qual tem sido a sua maior dificuldade!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem