Como identificar prejuízos na loja?

Como identificar prejuízos na loja?

Todo lojista deve ficar atento as operações em seu Ponto de Venda, ter o controle total sobre as vendas e as finanças para identificar prejuízos na loja. Sem isso, fica praticamente impossível contornar situações difíceis. No longo prazo, a falta de planejamento pode acarretar muitos danos, inclusive, levar alguns proprietários a fecharem as portas. Por isso, prestar atenção aos pequenos detalhes faz uma grande diferença no resultado final.

O que isso significa? Que para identificar prejuízos na loja você precisa administrar muito bem o seu negócio, sob todos os aspectos. Controlar receitas e despesas, fazer a gestão de riscos, adotar políticas para evitar inadimplência, são alguns exemplos. Neste artigo, você vai encontrar algumas orientações para começar esse processo. Confira!

5 passos para identificar prejuízos na loja

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1. Analise os recursos periodicamente

Primeiramente, faça uma análise semanal ou mensal de todos os recursos que entram e saem da sua loja. Verifique se há dinheiro suficiente para arcar com todos os compromissos, despesas e fazer novos investimentos. Com isso, você passa a ter mais controle sobre o seu orçamento.

2. Administre situações de risco

Esteja preparado para administrar situações de risco como baixa no mercado e no volume de vendas, alterações de preços, entre outros. Para isso, crie um plano de negócios que contemple uma reserva de capital para lidar com situações emergenciais. Como resultado, você estará melhor preparado para resolver os problemas de forma rápida.

3. Reduza os custos

Através da avaliação dos números, crie formas de reduzir seus custos. Por exemplo, certifique-se de que existe a possibilidade de obter descontos realizando pagamento antecipado de algumas contas. Ao final de um período, finalmente, você perceberá os ganhos nessa ação.

4. Utilize a tecnologia

Se você ainda não incorporou em seu PDV sistemas de controle de finanças, chegou a hora de abraçar as novas tecnologias. Isso vai facilitar e muito o registro de informações, agendamento de cobranças, emissão de boletos, etc.

O que a seu negócio tem a ganhar ao adotar um software de gestão? Maior clareza dos dados financeiros e precisão dos relatórios gerados, que vão ajudar a identificar prejuízos na loja. Além disso, suas operações serão feitas com muito mais segurança.

5. Adote uma política de crédito

Outro ponto importante é avaliar a necessidade de inclusão de uma política sólida para evitar a inadimplência. Afinal, esse é considerado um dos maiores entraves para manter a saúde das finanças.

Portanto, além de fazer a atualização de cadastro dos clientes, efetue vendas somente com emissão de nota fiscal, crie alertas de cobrança e busque maneiras de recompensar os bons credores. Certamente, você conseguirá reduzir as taxas de inadimplência na loja.

E caso não tenha jeito, tome as providencias legais para receber seu dinheiro e se livrar dos temidos prejuízos. Como dissemos, é preciso ter um bom planejamento e ficar atento aos mínimos detalhes! Dessa forma, você poderá reduzir a chance de lidar com clientes que não pagam e até evitar a inadimplência.

Se as finanças andam meio bagunçadas, busque por uma reestruturação o quanto antes para construir um futuro de maior tranquilidade para a sua loja, seja ela física ou virtual.

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