Como evitar a poluição visual na loja

Como evitar a poluição visual na loja

Muitos consumidores entram em uma loja porque se sentem atraídos pelo visual dela. Produtos bem posicionados, a harmonia entre as cores, a distribuição correta dos móveis dentro da loja, tudo isso influencia e muito o ato da compra.

Por outro lado, o excesso de informação, seja na vitrine ou na sua área interna prejudica a visualização. A poluição visual deixa o ambiente carregado de elementos e detalhes desnecessários.

evitar-a-poluicao-visual

A poluição visual se expressa de diferentes formas. Seja na quantidade de produtos expostos, na iluminação exagerada – que causa desconforto, e na falta de bom senso no uso de objetos decorativos, cores e outros recursos visuais.

Por que a poluição visual pode prejudicar sua loja?

Para ter uma loja atraente não é preciso investir em muitos artifícios ou expor muitos produtos na vitrine, por exemplo, para mostrar que oferece variedade de peças. Isso afasta clientes e potenciais clientes.

Dessa forma, nenhum produto fica em evidência e o espaço acaba se tornando pouco convidativo. O ideal é achar um equilíbrio, saber escolher as cores, os pontos estratégicos de exposição, uma decoração discreta etc.

A poluição visual impede que os consumidores entendam o estilo e a identidade da loja. Mas como como evitar que isso aconteça com a sua loja? Veja as dicas a seguir.

6 dicas para evitar a poluição visual na vitrine e no espaço interno da loja

Decoração da vitrine

A vitrine é o cartão de visitas de uma loja, um elemento que serve para atrair o consumidor que passa em frente. O planejamento vai ajudar na hora de decorar. O primeiro passo é escolher a quantidade de peças de acordo com o espaço disponível.

Use com moderação

Móveis, itens decorativos, displays, cartazes e adesivos são sempre bem vindos, porém precisam ser usados com moderação. Para evitar a poluição visual é importante que os produtos sejam o principal foco de atenção e possam ser vistos facilmente.

Iluminação adequada

Para destacar os itens na vitrine, utilize uma iluminação dirigida. Isso realçará a cor e o brilho de cada peça, gerando um senso de exclusividade. Escolha no máximo três cores para compor o espaço. Saiba como usar a vitrine para atrair mais clientes.

Decoração do espaço interno

O espaço interno da loja tem que ter um visual interessante, mas não apelativo. Muitas vezes vale a máxima “Menos é mais”. Para evitar poluição visual é necessário pensar na quantidade e no posicionamento dos móveis, manequins, araras e objetos decorativos.

Composição do ambiente

Alguns itens são fundamentais para a composição do ambiente, mas é bom que sejam bem distribuídos. Por exemplo, mesas expositoras e prateleiras precisam ter um tamanho adequado e ocupar uma área que não afete a circulação das pessoas.

Cores

As cores tem que seguir a identidade e conceito da loja. A iluminação deve ser equilibrada para não gerar desconforto nos clientes. Cartazes informativos devem ser colocados discretamente, sem que atrapalhe o cenário, a ambientação.

Na hora de escolher papeis de parede, adesivos, quadros e outros elementos de decoração, pense no espaço como um todo. Se tiver dificuldades, busque ajuda profissional para deixar a sua loja livre de poluição visual.

Gostou de saber como evitar a poluição visual na loja? Ponha essas dicas em prática e volte aqui para nos contar os resultados!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem