Como definir o público-alvo da sua loja

Como definir o público-alvo da sua loja

Definir o público-alvo é um fator essencial para o desenvolvimento de ações de vendas no atacado e no varejo. Além de auxiliar no planejamento das lojas, ele ajuda a compreender desejos e necessidades específicas dos consumidores.

Quer coisa melhor para direcionar assertivamente suas estratégias de publicidade e marketing? Afinal, se a intenção é atingir quem de fato consome ou tem interesse em consumir seus produtos, não tem porque sair atirando para todos os lados.

Como definir o público-alvo da sua loja

Entenda de uma vez por todas como definir o público-alvo da sua loja para traçar objetivos e, claro, alcançar resultados mais consistentes e robustos para o seu negócio!

Conheça os produtos que você vende

Inicialmente, para definir o público-alvo da sua loja, é necessário que você conheça a fundo seus produtos. Afinal, cada peça que você vende tem suas próprias especificações e entender quem será beneficiado com elas é primordial.

Para isso, a primeira dica é listar as características dos produtos e suas principais vantagens. Em seguida identificar que problemas relacionados ao seu segmento de clientes eles podem solucionar.

Feito isso, fica mais fácil saber exatamente quem são os consumidores que buscam por determinado tipo de solução que você pode proporcionar e, a partir daí, criar ações de vendas altamente direcionadas.

Realize o cadastro de clientes

Se o seu objetivo atual é definir o público-alvo da sua loja, então você tem que começar imediatamente a efetuar o cadastro dos clientes do estabelecimento para conhecer os padrões de comportamento e consumo habituais.

Na sua base de dados devem constar informações como: nome, idade, sexo, telefone, endereço, e-mail, ocupação, redes sociais e o histórico completo de compras realizadas em seu Ponto de Venda.

Já imaginou como isso pode auxiliar você a estabelecer o perfil de cliente ideal, a sua persona? E ainda direcionar suas estratégias de divulgação de forma segmentada? Reflita sobre isso!

Faça pesquisas de mercado

Pesquisar o mercado também é fundamental para definir o público-alvo e saber o que os consumidores buscam em termos de inovação e tendências. E uma boa forma de conduzir a pesquisa é conversando diretamente com as pessoas interessadas.

Você pode fazer isso na sua própria loja, nas redondezas e principalmente nas redes sociais mais acessadas. Elaborar questionários adaptados ao seu segmento, de preferência com a ajuda de um profissional experiente nesse tipo de interação.

Assim, você vai ter a chance de conhecer mais de perto o seu público e apresentar dentro do possível novos produtos, condições e outras facilidades para a concretização das vendas.

Foque nas redes sociais

Levando em conta que a maioria dos consumidores, especialmente os de moda, faz uso diário das redes sociais, não tem como fugir de um planejamento de alcance nessas plataformas.

Isso porque, elas podem oferecer informações relevantes para você definir o público-alvo da sua loja, tais como estilo de vida, gostos, preferências, inclinações, hábitos de consumo dos usuários e por aí vai.

O bom é que através de ferramentas das próprias mídias você consegue filtrar somente o que lhe interessa e direcionar seus esforços para impactar aqueles cujos interesses coincidem ou se assemelham.

O que você achou desse conteúdo? Continue acompanhado o nosso blog de perto para receber informações e dicas para tocar o seu negócio com muito mais segurança!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.