Cadastro de clientes: porque você deve fazer em sua loja?

Cadastro de clientes: porque você deve fazer em sua loja?

Muitos lojistas, independente do segmento em que atuam, não possuem um cadastro de clientes ativo em sua loja. Com isso, acabam deixando de saber informações relevantes a respeito de seus compradores.

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Isso acontece por diversos motivos. Seja por achar que isso toma muito tempo ou simplesmente por acreditar que não oferece retorno significativo para o negócio. Esse pensamento é um erro. Afinal, trabalhar com uma boa base de dados pode ser a chave para o sucesso!

Importância de ter um cadastro de clientes detalhado e atualizado

Um cadastro de clientes serve para atender a inúmeras finalidades como: análise de compras efetuadas por período, valores gastos, definição do perfil de cliente, apoio na criação do mix de produtos, etc.

Além disso, desempenha uma função crucial para criar estratégias de vendas assertivas e atingir as pessoas certas, exatamente no momento em que elas estão mais propensas a consumir determinado produto.

Um bom exemplo disso: se você tem os dados pessoais e o histórico de compras dos clientes da sua loja, fica mais fácil direcionar promoções que se encaixam com suas preferências e que possam despertar sua atenção.

Simples não é, mas vale muito a pena, até mesmo para estabelecer um contato mais próximo e fazer o cliente se sentir lembrado de alguma forma. Passar a ideia de que aquela mensagem enviada foi pensada para ele.

7 motivos para realizar o cadastro dos clientes da sua loja

Se você não tem esse controle, ou seja, não utiliza o cadastro de clientes como ferramenta diária, vai acabar oferecendo produtos que não fazem sentido, entende? O que pode resultar na aversão a sua marca, avaliação negativa e por aí vai.

Então, lembre-se: ter e fazer uso de informações como nome, meios de contato, gostos pessoais, estilo e outras informações sobre os clientes da sua loja deve ser prioridade a partir de agora e sempre.

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1 – Aumentar o movimento e o volume de vendas;
2 – Gerar maior índice de fidelização;
3 – Oferecer um atendimento personalizado;
4 – Elaborar campanhas de marketing e remarketing que trazem resultados;
5 – Recuperar uma boa parcela de clientes inativos;
6 – Manter os clientes informados sobre as novidades;
7 – Direcionar melhor promoções e ofertas.

Como montar uma base de dados com informações relevantes sobre os clientes?

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Não tem segredo. Faça enquetes por e-mail e nas redes sociais, solicite as informações no ato da compra, disponibilize um formulário no site e em outros canais de comunicação e trabalhe com networking para elevar a sua base de dados.

Por hoje é só! Esperamos que esse conteúdo te motive a criar um cadastro completo de clientes aí na sua loja e sirva para você aproveitar o máximo as informações coletadas.

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