Brás Celebra 206 Anos com Festa, Bandeira e Hino

Compartilhe:

No dia 8 de junho, através da união da Associação de Lojistas do Brás – ALOBRÁS e a ONG Renassaince, nas dependências do Shopping Circuito das Compras, o bairro do Brás comemorou seus 206 anos de história com uma celebração memorável que destacou a rica cultura e a vibrante comunidade local. A festividade contou com a apresentação oficial da bandeira do Brás e a entoação do hino do bairro, marcando uma nova era de identidade e orgulho para seus moradores.

História do Brás

Fundado em 1818, o Brás é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, conhecido por sua herança multicultural, que reflete a diversidade de imigrantes que moldaram sua história ao longo dos anos. Inicialmente, o Brás se desenvolveu como um ponto de parada para tropeiros, crescendo em importância com a construção da estação de trem em 1867, que transformou a área em um centro comercial e industrial vital.

Benção do Irmão Joel

Para iniciar o evento de 206 anos do aniversário do bairro, o Brás recebeu a presença do irmão Joel, que veio diretamente do Santuário de Nossa Senhora de Aparecida. O padre abençoou o evento, todas as pessoas que estavam lá, o bairro do Brás e por fim abençoou a bandeira do Brás. Ele rezou o Pai-Nosso e a Ave-Maria juntamente com os presentes no evento.
É certo que a presença do irmão Joel com sua benção trouxe a esperança e a fé de dias melhores para toda a comunidade.

A Bandeira do Brás

Para marcar definitivamente o bairro do Brás, a ALOBRÁS (com projeto idealizado pelo Conselheiro Lauro Pimenta) e o SENAI realizaram uma competição entre os alunos dessa renomada escola para a confecção da Bandeira do Brás. Aliás, o primeiro SENAI do Brasil está justamente localizado no Brás.

De fato, a apresentação da bandeira do Brás foi um dos pontos altos da comemoração. A bandeira, que simboliza a identidade do bairro, possui um design que reflete sua história e características marcantes.

A bandeira se notabiliza pelas cores verde e vermelha que representam as principais etnias imigratórias do Brás, tais como os árabes, italianos, coreanos, dentre outros, além disso os símbolos em destaque, que são: a) o lampião, que representa o gasômetro; b) os símbolos religiosos monoteístas do Cristianismo, Judaísmo e Islamismo; c) o trem, que representa a chegada dos imigrantes; e d) a bola e a linha de costura que representam o futebol trazido por Charles Miller e a confecção característica do bairro.

O Hino do Brás

Além da bandeira, o hino do Brás também foi apresentado e entoado pela primeira vez em um evento público. Com letra e melodia compostos por Fauze Yunes e Lauro Pimenta, presidente e conselheiro da ALOBRÁS, respectivamente, o hino evoca a história e os valores do bairro, o hino se tornou rapidamente um símbolo de união e orgulho entre os presentes, comerciantes e moradores do bairro. A letra do hino exalta a diversidade cultural, o espírito trabalhador e a resiliência dos brasenses, além de trazer o espírito acolhedor e inovador trazidos pela imigração tão presente no bairro.

O hino foi brilhantemente entoado pela Orquestra da Guarda Civil Metropolitana, que futuramente irá gravar e deixar registrada para sempre na memória do povo brasileiro, afinal o Brás é Brasil.

Celebrações e Eventos

As comemorações incluíram uma série de eventos culturais, desde apresentações musicais, dança e teatro, até exposições de arte que contaram a história do bairro e seus habitantes. A festa reuniu moradores antigos e novos, que celebraram juntos a rica tapeçaria cultural do Brás.
Além disso, através da ONG Renassaince comandada pela Sra. Nair Costa, o evento produziu um desfilie de modas com roupas fruto de retalhos e resíduos têxteis que deram um toque fashion ao evento, que aliás, também é uma das características do bairro.

Destaque: Colorado do Brás

A Escola de Samba Colorado do Brás, fundada em 1975 e uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo, foi uma das principais atrações da festa. Conhecida por suas apresentações vibrantes e cheias de energia, a Colorado do Brás trouxe um espetáculo que encantou o público presente.
Com suas cores vermelha e branca, a escola de samba apresentou um desfile que combinou tradição e inovação, contando a história do bairro através do samba. Com fantasias deslumbrantes, alegorias impressionantes e uma bateria que fez o coração da plateia vibrar, a Colorado do Brás mostrou porque é uma das escolas de samba mais queridas da cidade.

Apoiadores

O evento teve apoio de várias autoridades das quais vale a pena destacar a Vereadora Sandra Santana, o Prefeito Regional da Mooca Cel. Marcos Vinicius, o Vereador Sansão Pereira, o Presidente da ALOBRÁS Fauze Yunes, o Conselheiro da ALOBRÁS Lauro Pimenta, o irmão Joel do Santuário de N.S.Aparecida, a CEO da ONG Renassaince Nair Costa, o CEO do Circuito das Compras André Seibel, o Presidente da Escola de Samba Colorado do Brás Ka, dentre

Conclusão

O aniversário de 206 anos do Brás foi uma celebração da diversidade, da história e do espírito comunitário que definem o bairro. Com a apresentação da bandeira e do hino, os moradores e comerciantes do Brás reforçaram seu orgulho e compromisso em preservar e valorizar a rica herança cultural do bairro. Este marco histórico não só celebrou o passado, mas também lançou um olhar esperançoso para o futuro, unindo todos em torno de um sentimento comum de identidade e pertencimento.