Biotipo Jeans: o objeto nosso de cada dia

Biotipo Jeans: o objeto nosso de cada dia

Com muito trabalho, dois irmãos transformaram a BIOTIPO em uma das mais admiradas e cobiçadas marcas de jeans do Brás

É praticamente impossível falar de jeans no Brás sem mencionar a Biotipo. A marca tem uma flagship store na Rua Mendes Júnior, lojas para atacadistas na Rua Joli e no Shopping MegaPolo – além de uma fábrica e um moderno Centro de Distribuição que, juntos, ocupam uma área de 6 mil m2 na Rua Dr. Ubaldino do Amaral.

“A concorrência é muito voraz aqui no Brás. Mas, para nos diferenciarmos e nos distanciarmos daquilo que é vendido nas outras lojas e nas centenas de boxes dos shoppings aqui da redondeza, trabalhamos incessantemente no fortalecimento de nossa marca, no aperfeiçoamento do nosso produto, em campanhas publicitárias que mexem com o aspiracional dos nossos clientes, com uma entrega eficiente e um preço acessível. Pouca gente tem esse pacote completo para oferecer, e para nós não adianta ser forte em apenas um desses itens. Todos precisam ser contemplados para que consigamos manter nosso nome como Top of Mind, como o objeto de desejo dos nossos consumidores”, afirma um dos fundadores.

A Biotipo surgiu em meados dos anos 1990, quando dois irmãos começaram a trabalhar na loja que um tio, um imigrante libanês, comandava, a Bernaville. Como tantos outros imigrantes, desembarcou no Brasil em 1960 e, depois de vender muitas meias pelas feiras livres de São Paulo, montou sua própria oficina de corte e costura na sobreloja de um modesto prédio comercial da Rua Maria Marcolina.

Desse pequeno negócio, foi progredindo até se estabelecer num imóvel maior, na mesma rua, em 1968. Assim nasceu a Bernaville, confecção que produzia roupas para outras grifes (private labels) e comercializava também algumas peças com sua etiqueta própria, a Villasant. Com o propósito de criar algo novo e com um conceito diferente.

Os irmãos que lançaram a Biotipo, aos poucos foram turbinando sua marca e reduzindo a participação das peças elaboradas sob encomenda para outras empresas. Em 2001, todas as linhas de
produção na fábrica passaram a focar exclusivamente na Biotipo, que foi consolidando sua imagem de um jeans icônico, inovador e cobiçado. A primeira loja da marca foi montada na Rua Miller em 2001, e em 2004 foi transferida para o atual endereço, na Mendes Júnior.

Um dos irmãos é responsável por comandar a parte de estilo e desenvolvimento dos produtos, além do departamento comercial. Enquanto o outro se dedica mais à gestão financeira e ao controle da produção na fábrica.

Durante anos, diversas atrizes com expressão nacional na TV estamparam os catálogos e campanhas publicitárias da marca. Hoje a Biotipo é sinônimo de um jeans prático, democrático, atemporal e estiloso na medida certa, ideal para ser usado todo dia, a qualquer hora. É básico, mas sem ser simples demais e repetitivo.

Toda peça tem um corte diferenciado, um acabamento original, um discreto e charmoso detalhe. A cada semana, a equipe de criação desenvolve dezenas de novos modelos, para que as prateleiras das lojas sempre tenham novidades e para que as tendências internacionais sempre estejam presentes no mix de mercadorias disponíveis.

A marca tem 25% de suas vendas para o público masculino e 75% para o feminino. Inclusiva, oferece modelagens que caem bem em mulheres de todos os shapes, das baixas às altas, das magras às plus-size.

Ou seja, não faz propaganda enganosa: conforme seu nome prenuncia, veste e valoriza corpos dos mais variados biotipos! Com um produto de qualidade reconhecida e com selo da Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) – certificação que garante que a empresa é ética, idônea, adepta de boas práticas de gestão e engajada no combate ao trabalho análogo ao escravo e infantil -,
os jeans, os jeans da Biotipo podem ser encontrados nos maiores magazines do país.

“Fazemos um trabalho forte de divulgação dentro dessas lojas para promover a nossa marca. São poucas as grifes que dão atenção a isso”, orgulha-se um dos fundadores, que tem seus jeans distribuídos em mais de 15 mil pontos de venda espalhados pelo Brasil.

Por conta de toda essa bem elaborada estratégia mercadológica, a Biotipo tem uma numerosa legião de “biolovers” – como são carinhosamente apelidados os fãs da marca.

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.

Nome

E-mail

Assunto

Mensagem