Concurso Bandeira do Brás
Concurso Bandeira do Brás
Senai Francisco Matarazzo e Alobras
Sabrina Oliveira Agra, 32 anos.
Estudante de Técnico Téxtil no Senai
Trabalho em uma fábrica de roupas íntimas
Pedro Franco, 33 anos
Estudante de técnico téxtil no Senai
Comerciante de Tecidos no Brás
Uma homenagem aos 200 anos de história do Brás
A história do bairro do Brás, em São Paulo, é marcada por mais de 200 anos de desenvolvimento e diversidade cultural. Este concurso busca honrar essa trajetória através de uma bandeira que represente a essência e significado do Brás.
Chegada dos Trens
Os trilhos simbolizam a importância do transporte ferroviário no crescimento do Brás, pois foram fundamentais para conectar o bairro a outras regiões, impulsionando sua economia e desenvolvimento.
Bonde, 1963
Gasômetro
Lampião a gás
O gás, simbolizado pelo Gasômetro, marcou o desenvolvimento industrial do Brás. Em 1872, a Rua do Gasômetro, então Chácara do Ferrão, inaugurou a iluminação a gás em São Paulo, tornando-se parte essencial da identidade histórica do bairro.
Estrelas
A diversidade étnica enriquece a cultura e a economia da região. Árabes, judeus, italianos, espanhóis, portugueses, gregos, coreanos, africanos, bolivianos e chineses, representados na bandeira através das seis estrelas que fazem menção aos continentes, são exemplos de imigrantes obstinados que deixaram suas terras natais em busca de prosperidade em um mundo novo.
América, Ásia, África, Europa, Oceania e Antártida
Simbolos Religiosos
América, Ásia, África, Europa, Oceania e Antártida
- “Essas comunidades trazem consigo seus costumes, gastronomia, crenças e religiões, transformando o bairro do Brás em um verdadeiro berço de diversidade.”
- “Esta bandeira representa a rica tapeçaria de tradições e crenças do bairro, destacando especialmente o islamismo, cristianismo e judaísmo.”