Atendimento personalizado: como oferecer um diferencial para o cliente

Atendimento personalizado: como oferecer um diferencial para o cliente

Há bastante tempo que o atendimento personalizado se tornou um diferencial para quem vende. Isso porque os consumidores levam em consideração a forma com que são tratados. Eles querem se sentir únicos e especiais!

Entretanto, ainda é muito comum encontrar gestores que cobram dos vendedores uma postura vista como “agressiva”. Sempre com objetivo de aumentar o volume de vendas. Sem se preocupar em oferecer uma experiência positiva ao cliente.

Como resultado, a postura de empurrar produtos a qualquer custo e não considerar a necessidade dos consumidores, pode trazer muitos prejuízos para o negócio. Assim, fica mais fácil entender porque o atendimento personalizado pode ser a chave para o sucesso. Afinal, sem ele, é praticamente impossível criar vínculos duradouros que levam a tão sonhada fidelização.

Como oferecer um atendimento personalizado em sua loja: conheça 4 práticas

Humanize o atendimento na sua loja

Primeiro de tudo, é essencial estabelecer um contato amigável com os consumidores, ser gentil e se referir a eles pelo nome. Além de causar aquela boa impressão, ajuda a criar uma relação de respeito e confiança.

Você só precisa ter cuidado para não cometer excessos. É preciso manter a postura profissional, evitar invadir o espaço e a vida pessoal dos clientes. Por isso, mantenha uma linguagem apropriada na condução do diálogo, que esteja de acordo com os valores da empresa.

Registre informações

Todo consumidor que entra em uma loja deixa rastros e informações a seu respeito. Ter o registro do nome, contatos e histórico de compras é uma oportunidade única. Essa atitude ajuda a oferecer uma atendimento personalizado quando ele retornar ao PDV.

A ação pode ser feita por meio de um sistema informatizado, como o CRM. A ferramenta é muito prática e oferece a vantagem de manter tudo organizado em um só lugar para ser acessado a qualquer hora.

Agregue valor ao relacionamento

O relacionamento com o cliente precisa ser cultivado dia após dia. O cliente precisa sentir a importância que tem para o negócio. E é justamente aí que o atendimento personalizado torna-se imprescindível.

O grande diferencial que você pode oferecer é agregar valor à relação, criar vantagens exclusivas para compradores fiéis, a partir do que é relevante para eles. Pode ser um cupom de desconto dado de forma inesperada, um brinde especial ou algo similar.

Solicite feedback

Finalmente, e tão importante quanto às sugestões anteriores, é ouvir a opinião dos consumidores. Faça isso por meio de uma conversa presencial ou questionários específicos. Essa ação vai te ajudar a reconhecer os erros, fazer pequenos ajustes na sua loja, melhorar as estratégias etc. Dessa forma, a loja vai oferecer um atendimento personalizado e deixar seus clientes ainda mais satisfeitos.

Não se esqueça: cada cliente é único e isso deve ser valorizado sempre. Esse é um dos caminhos que te levará ao sucesso!

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