Para manter a equipe sempre motivada e produtiva é importante ter uma postura de líder, saber dialogar, gerar respeito e confiança, estabelecer metas claras e estar disposto a ouvir para melhorar sob todos os aspectos.
Outro ponto que é preciso levar em consideração diz respeito ao reconhecimento dos funcionários. Afinal, quem não gosta de ser notado, não é mesmo? De receber elogios e recompensas pelo seu desempenho?
Hoje separamos 4 dicas preciosas para manter a equipe sempre motivada e que você precisa incorporar no dia a dia da sua loja. Continue a leitura para saber mais a respeito.
Ofereça capacitação
Investir em conhecimento e atualização é uma forma incrível de manter a equipe sempre motivada, você sabia?
Isso porque, o incentivo a realização de cursos na área de vendas e atendimento, pode favorecer um comprometimento maior com o trabalho e gerar satisfação pessoal e profissional dos funcionários.
Além disso, esse tipo de investimento normalmente resulta em uma postura mais assertiva e condizente com os objetivos da sua loja. Ou seja: as metas e interesses tendem a ficar cada vez mais alinhados.
Dê feedbacks
Outra forma excelente de manter a equipe sempre motivada é falar sobre a postura e desempenho de seus funcionários.
Se você não tem esse hábito, comece a conversar sobre as atividades do cotidiano, comportamento com os colegas, cumprimento de metas e resultados obtidos ao longo de determinado período.
Agora, não basta apontar os erros e exigir mudanças, certo? Você precisa ajudar cada um deles a identificar seus pontos fracos e a achar soluções para os problemas apresentados. Nessas horas, saber ouvir é fundamental.
Celebre as conquistas
Não é necessário fazer grandes festas em todas as ocasiões para manter a equipe sempre motivada, mas é bom de vez em quando celebrar as conquistas.
Por exemplo, oferecer um almoço coletivo, um café da manhã descontraído antes da abertura da loja e um evento de fim de ano para confraternizar, relembrar os melhores momentos e comemorar os resultados alcançados.
Isso deixa o clima mais leve depois do esforço empregado para atingir as metas propostas, reduz o estresse e a pressão do dia a dia, além de aproximar muito mais as pessoas.
Crie recompensas
A última dica para manter a equipe sempre motivada é criar recompensas para quem bateu metas de vendas, para o funcionário que se destacou no mês ou foi o mais elogiado pelos clientes (por exemplo).
Esse reconhecimento pode ser dado de diferentes formas: através de bonificação, de um presente personalizado, passagem, hospedagem, folga e até mesmo por meio de uma promoção de cargo.
Cabe a você estabelecer os critérios e tipos de recompensas depois de fazer uma análise do orçamento da loja. Mas, mesmo que não possa oferecer muito, um simples elogio pode fazer uma grande diferença.
E aí, pronto para colocar essas dicas em prática? Mantenha sua equipe sempre motivada e retenha os melhores talentos!