3 dicas para escolher os vendedores para loja

3 dicas para escolher os vendedores para loja

Todo empresário entende a importância e o desafio que é recrutar e selecionar vendedores para loja. Afinal, esses profissionais lidam diariamente com os clientes, são responsáveis por vender os produtos e trazer resultados para o negócio.

Mas se você tentou e ainda não conseguiu montar um time de sucesso, talvez você precise de ajuda, não é mesmo? Veja como escolher os vendedores para a sua loja.

Como escolher os vendedores para loja?

escolher os vendedores para loja

Analise o perfil profissional

Um dos fatores mais importantes na hora de escolher os vendedores para loja é a avaliação do currículo e o perfil profissional dos candidatos. Ou seja: a bagagem de experiências que eles carregam.

Lógico, isso não elimina a possibilidade de oferecer a chance a alguém que seja novo na profissão; Inclusive, muitos lojistas preferem contratar pessoas que estão em busca do primeiro emprego na área de vendas.

Se esse for o seu caso, procure analisar as qualidades dos candidatos, suas motivações, competências e habilidades para lidar com o público da sua loja, que a essa altura você já deve conhecer muito bem.

Avalie a personalidade do vendedor

Para ser um bom vendedor não basta ter uma vasta experiência na área, é preciso ir além. Saber se expressar, ser dinâmico, empático, gentil, ter paciência e demonstrar entusiasmo são apenas alguns exemplos.

Sendo assim, no momento de escolher os vendedores para loja, observe o comportamento dos candidatos, a forma que eles articulam as palavras, os gestos, expressões e tudo o mais que você julgar relevante.

Mas muito cuidado para não confundir as coisas. Por exemplo, nem sempre uma pessoa extrovertida se encaixa no perfil de vendedor ideal. O mesmo vale para pessoas mais reservadas, que podem surpreender e ser excelentes negociadores.

Note se há identificação com a loja

Outro ponto que você deve considerar ao escolher os vendedores para loja é a identificação dos candidatos com o estilo da loja, conceito e produtos. No caso de loja de roupas, se interessar pelas tendências de moda já é um bom diferencial.

Isso porque fica muito mais fácil abordar os clientes, oferecer os produtos certos, passar informações relevantes, explicar detalhes, tirar dúvidas e dar dicas de composições que podem resultar em vendas adicionais e mais lucro para o negócio.

E aí, pronto para recrutar e escolher os vendedores para loja de roupas? Saiba que isso pode contar muitos pontos para melhorar o atendimento no seu Ponto de Venda. Pode dar trabalho, mas no final valerá muito à pena!

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