204 anos do Brás: Números do maior polo comercial do Brasil

204 anos do Brás: Números do maior polo comercial do Brasil

O Brás, situado no centro histórico da capital paulista, chega aos seus 204 anos. E nada melhor para celebrar essa data tão especial do que ressaltar uma das suas características mais marcantes: o fato de ter se tornado o maior e mais conceituado polo de confecção de roupas do Brasil!

O famoso bairro de São Paulo atualmente abriga mais de 15 mil lojas espalhadas por 55 ruas comerciais bastante conhecidas pela população e lojistas de todas as partes do país. Trata-se do local perfeito para comprar produtos de qualidade, com preços justos e condições especiais, tanto no varejo quanto no atacado.

Lá tem de tudo e, o melhor, muita variedade! Como não amar, não é mesmo? São lojas dos mais diversos segmentos: moda feminina, masculina, infanto-juvenil, plus size, intima, evangélica, além de tecidos, aviamentos, acessórios, artigos de bebê, decoração, perfumaria e muito mais.

Andando pela região do Brás é possível perceber sua diversidade cultural e gastronômica, hotéis com estrutura e serviços de alta qualidade. Um lugar plural e democrático, que atende a todos os tipos de público e comerciantes, não só do Brasil, mas de todo o mundo.

Curiosidades sobre o Brás

Sem dúvida alguma, o Brás foi e continua sendo muito importante para o progresso a história de São Paulo. Afinal, foi nesse bairro tão querido que surgiu a Gas Company, empresa que implementou no século 19 a iluminação pública a gás em toda a cidade.

A região recebeu inúmeras fábricas e imigrantes de diversas nacionalidades: italianos, chineses, gregos, bolivianos e armênios. O Brás também acolheu nordestinos que vieram em busca de uma vida melhor e mais digna na capital paulista.

Esse admirável centro comercial ainda serviu de palco para várias manifestações, reinvindicações de direitos pelos trabalhadores das fábricas que tiveram diversas conquistas ao longo dos anos como jornada de trabalho de 8 horas, férias, entre outras.

Não há como negar que a região tem uma capacidade única de concentrar em um mesmo lugar pessoas, culturas e segmentos totalmente diferentes. Além disso, acolher e modificar para melhor cada canto e espaço.

Conheça os números atuais do maior polo comercial do Brasil

– 55 ruas comerciais
– 15.000 estabelecimentos comerciais (considerando lojas de rua, de shoppings e galerias)
– 200.000 empregos diretos
– 400.000 empregos indiretos
– Circulação Diária Média de 400.000 pessoas
– Pico de circulação diária de 1 milhão de pessoas (período natalino)
– Número de ônibus fretados vindos de várias regiões do Brasil = 300/dia (chegando a 600/dia em datas comemorativas)
– Faturamento anual estimado em12 bilhões de reais

Esse é o Brás, eternizado na voz de Adoniran Barbosa no trecho “O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás”. Bairro antigo e repleto de histórias de pessoas que sonharam, lutaram e foram responsáveis por muitas conquistas!

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat